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Passo a Passo Dia de Concretagem

Amigos, o dia de concretagem na obra é um dos mais importantes. Siga os passos abaixo para que não venha ser surpreendido por nenhum problema:

1. Deixe separado no dia anterior os equipamentos necessários: vibradores a gasolina e vibrador elétrico(deixar sempre um vibrador reserva), carrinho de mão, régua vibratória;

 2. O encarregado da concretagem deve ter a equipe fechada para concreto com a função de cada profissional definida;

 3. Passe para o encarregado ou técnico de qualidade o projeto para fazer a rastreabilidade de aplicação;

 

4. Ao receber os caminhões de concreto confira o lacre da bica. Este lacre tem que ser o mesmo número da nota fiscal de simples remessa;

 5. Na NF (nota fiscal) confira o traço de concreto, slump, fator água cimento, horário de saída da central. O concreto tem 2,5 horas para ser aplicado. Se passar desse prazo é o chamado “concreto vencido”, aquele que passou do prazo de aplicação;

 7. Ao terminar o lançamento, assine a NF e coloque o horário de término da descarga;

 8. Quando você já tiver 2/3 da concretagem concluída, verifique se será necessário complemento de concreto (conhecido também como “m3 faltante”) e ligue na concreteira solicitando-o. Atenção: o menor volume entregue na obra por caminhão é 4,0m3 de concreto;

 9. Assim que terminar o concreto pegue a parte diária da bomba, se o concreto for bombeado, assine-a e coloque o horário de término da concretagem;

 10. Mantenha todas as NF e parte diária da bomba arquivados para conferência com a NF de fatura que será enviada 5 a 10 dias depois.

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Como receber blocos de concreto

Procedimento ajuda a garantir que as peças entregues na obra estejam inteiras e nas dimensões corretas

Reportagem: Gisele C. Cichinelli
Fotos: Marcelo Scandaroli
Para que se obtenha o máximo das vantagens oferecidas pelas paredes de alvenaria de blocos de concreto, é imprescindível que o material utilizado obedeça às características estabelecidas em projeto. O correto recebimento desses blocos no canteiro, portanto, deve garantir que o produto entregue está de acordo com o que foi especificado e comprado.
No canteiro, quem gerencia os blocos de concreto a serem utilizados na construção é o engenheiro de obra. O controle prévio garante a qualidade desses elementos e evita desperdícios de material, como a argamassa, por exemplo. Já a etapa de recebimento é de responsabilidade do profissional de almoxarifado, que deve ser treinado para receber corretamente os diversos materiais, incluindo os blocos.
Um dos erros mais comuns cometidos durante essa etapa é a falta de verificação das informações da nota fiscal e da identificação dos lotes recebidos. "A avaliação visual rigorosa, com a verificação da presença de blocos quebrados, com arestas danificadas e com falta de homogeneidade, infelizmente, ainda é feita em poucas obras", observa o engenheiro Cláudio Oliveira, gerente nacional de indústria e inovação da Associação Brasileira de Cimento Portland ­(ABCP). Como consequência, o recebimento de blocos danificados e com defeitos irá acarretar prejuízos financeiros e retrabalhos, além de risco de patologias na edificação. Todos os blocos recebidos com defeito podem ser recusados e devem ser repostos pelo fabricante. "Já os danos causados no transporte interno ou no armazenamento na obra não são de responsabilidade do fornecedor, o que torna a necessidade de cuidado durante o recebimento ainda maior", completa.
 DICAS ÚTEIS
» Os blocos de concreto são entregues sempre paletizados. Por isso a obra deve disponibilizar de meios e equipamentos para descarregar os paletes, como gruas, empilhadeiras, etc.;
» Tenha no canteiro um espaço reservado para a armazenagem, separando os blocos por tipos e classes de resistência;
» Facilite o acesso do caminhão, a descarga e o transporte do material.
» Eleja um responsável que fará as verificações para o recebimento;
» Em uma descarga adequada, a quebra de muitas peças indica blocos com resistência mecânica insuficiente. Nesses casos, acione o fabricante.
Fonte: Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
 Procedimentos ao receber o material
O engenheiro da obra faz o controle prévio desse material por meio de uma planilha dividida por dia e contendo informações sobre quais os tipos de blocos e suas medidas, quantidades necessárias para cada andar, quantos caminhões e com quantos blocos e paletes chegarão à obra.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Para facilitar a descarga, o ideal é que o caminhão se posicione dentro do canteiro de obras. A chegada do material por etapas otimiza seu armazenamento.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Após a entrada do caminhão no canteiro, confira o número de paletes e de blocos.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Selecione aleatoriamente uma mostra de dez peças do lote para conferência. A verificação deverá ser realizada visualmente antes e durante o descarregamento. Os blocos devem ser homogêneos, compactos, ter os cantos vivos, sempre livres de trincas e imperfeições que possam prejudicar o assentamento ou afetar a resistência e a durabilidade da construção.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Posicione os blocos selecionados em uma superfície firme e lisa, dispondo-os um ao lado do outro. Com o auxílio de uma trena, confira o comprimento. Os blocos utilizados neste passo a passo possuem 39 cm de comprimento, portanto, os dez blocos enfileirados devem chegar a 3,90 m, com tolerância de 0,3 cm por bloco.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Para conferir a largura, posicione os blocos - de 19 cm de largura cada - lado a lado novamente. Certifique-se de as dimensões atinjam aproximadamente 1,90 m, com tolerância de 0, 3 cm para cada bloco.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Por fim, confira a altura dos blocos, que também deve atingir 1,90 m com tolerância de 0,3 cm por bloco.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Faça a conferência da nota fiscal. Preencha a ficha de verificação com os dados do fornecedor, obra, quantidade de material e data de entrega.

Fotos: Marcelo Scandaroli
A nota deve receber um carimbo padrão, de acordo com os procedimentos internos de cada empresa. Nele, dados como pontualidade da entrega, qualidade do produto, documentação, certificações e aferições e atendimento são avaliados.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Os paletes são transportados um a um para os andares indicados na planilha do engenheiro de obras.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Nos pavimentos, os blocos serão distribuídos e armazenados próximos de onde serão utilizados. Evite colocar muitos paletes juntos para não sobrecarregar a laje. Posicione-os com espaçamentos, de modo a permitir que o transportador hidráulico seja manobrado.

Fotos: Marcelo Scandaroli
 Apoio técnico: Vilmar Amaral Guedes, chefe de almoxarifado, e Fernando Henrique Lima Batista, engenheiro da Porte Construtora.
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Projeto de piscinas

Projeto de piscinas, explicações bem claras, fáceis de entender.





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Planilha colunas seção "T"

CONSTRUÇÃO DO DIAGRAMA  PARA COLUNAS DE SEÇÃO "T"


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Passo a Passo assentamento de Piso Intertravado,


Amigos, os pisos intertravados é um tipo de pavimento fácil de assentar e confere as áreas externas das edificações modernidade e beleza aliada ao paisagismo.

Há diversos modelos de pavimentos intertravados, veja quais são em: Tipos de Pavimentos Intertravados, Passo a Passo!

Alguns serviços preliminares devem estar prontos antes de assentar o piso intertravado, são eles:
Subleito tratado;
Base tratada (geralmente em bica corrida);
Ensaios de compactação Proctor Normal dentro da especificação de projeto.

 Vejam como assentar o piso intertravado, passo a passo:

1. Colchão de areia: o pavimento intertravado é assentado sobre um colchão de areia. Este colchão deve ter altura entre 4,0cm e 8,0cm. Quanto melhor estiver a base, mais fino ficará o colchão de areia. Esse colchão pode ser de areia de dreno para assentamento de pavimento (mais barata), ou areia comum, ou pó de pedra (mais cara). O colchão de areia deve ser mestrado com a utilização de tubos de ferro 3/4” ou barras de ferro de seção quadrada. Feitas as mestras sarrafeie a areia com a régua de alumínio ou rodo de alumínio.

2. Definição do alinhamento: o alinhamento do pavimento geralmente é paralelo ao meio fio da rua a ser calcaça, ou na longitudinal da rua, para que as peças de intertravado fiquem perpendiculares (90°) com o meio-fio, travando todo o pavimento. Puxe uma linha bem esticada para definir o alinhamento.

3. Assentar bloquetes da mestra: ao longo do alinhamento definido no passo anterior assente os blocos intertravados definindo assim a mestra. Feito isso você já pode retirar a linha.

4. Assentamento dos bloquetes: comece assentando os bloquetes da mestra para o meio-fio, fazendo panos inteiros, deixando apenas o arremate junto ao meio-fio para fazer depois.
 

Macete 1: Descarregue os bloquetes o mais próximo possível do local de assentamento.
Macete 2: utilize um carrinho paleteira para movimentar os paletes de intertravado para que eles fiquem mais próximo do local de assentamento;

5. Salgar o Piso: salgue todo o piso assentado espalhando areia sobre toda a sua superfície. Essa areia é a mesma utilizada para o colchão. Essa areia irá penetrar por todas as juntas que existem entre um bloquete e outro.

6. Compactar o piso: todo o pano de intertravado assentado e salgado deve, no final do dia, ser compactado ou batido. Com uma placa vibratória CM-13 bata todo o piso para que ele termine de assentar sobre o colchão de areia e as juntas entre um bloquete e outro também se acertem.



7. Arremates de cantos: após assentar um pano grande de intertravado é hora de fazer os arremates dos cantos. Risque os bloquetes para que eles se encaixem nos cantos. Em seguida corte-os com uma guilhotina ou uma serra Clipper de mão (portátil). São os arremates junto ao meio-fio que vão travar todo o piso.



Macete 3: os pedacinhos pequenos não conseguem arrematar o piso com qualidade, assim, preencha os pequenos espaços com concreto ao invés de pedacinhos de bloquete intertravado. Não preencha com areia.
Macete 4: evite transitar com carros e máquinas sobre o piso que não estiver travado

8. Varrição e limpeza: Terminado o assentamento faça a varrição do excesso de areia que ficou sobre o piso e recolha os pedaços de piso e paletes que ficaram no local.


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Passo a Passo tubos de concreto

Amigos, os sistemas de drenagem te por objetivo escoar as águas das chuvas para evitar enchentes, principalmente nos pontos de relevo mais baixo.

A drenagem em manilhas de concreto e indicada para drenar grandes áreas e maiores volumes de água como em estacionamentos descobertos, drenagem de grandes áreas cobertas (shoppings, magazines, hospitais, hipermercados) e, principalmente, ruas e avenidas.
As manilhas de concreto fazem parte e um Sistema de drenagem que e composto de vários elementos de drenagem.

Por exemplo, um sistema de drenagem urbana e composto, geralmente, por:
  1. Greide – a inclinação do greide direciona a agua para os bordos da pista;
  2. Sarjeta – canal longitudinal a pista de rolamento, junto ao meio-fio;
  3. Boca-de-lobo ou Caixa Coletora – sao os pontos de coleta da drenagem superficial;
  4. Manilhas de concreto – e a drenagem profunda;
  5. Poços de visita – são caixas ao longo dos trechos de manilha para manutencao da rede, dentre outros;
  6. Canais ou córregos;
  7. Rios ou lagos.
Os sistemas de ruas e avenidas também são conhecidos como Drenagem Urbana.

Macete 01: Sistemas de drenagem urbana devem ser dimensionados de acordo com o planejamento urbano, para que seja eficiente ao longo dos anos, mesmo com o crescimento da cidade.

1. Escavação:  Apos a locação da topografia deve ser escavada levando em consideração a inclinação da rede (geralmente entre 1% e 3%). Para isso utilizamos o auxilio do “Visor”, que e um gabarito de madeira que corre dentro da vala com referencia na linha que e esticada ao lado da vala por toda a sua longitudinal. A linha esta com a inclinação do trecho, assim ao encostar o visor na linha e no fundo do buraco quer dizer que a vala também esta na inclinacao de projeto.

Macete 02: Hoje já existem os níveis a laser que fazem esse nivelamento sem a necessidade de Visor.

2. Berço: apos a vala escavada executa-se o berço que e uma base de concreto sobre a qual serão assentados os tubos. O berço serve para suportar os tubos, formando uma base rígida para evitar abatimento da rede, principalmente em caso de vazamentos na tubulação.



 3. Assentamento dos Tubos: geralmente os diâmetros de tubos de concreto vão de DN 400mm até DN 1500mm e podem ser do tipo Ponta-Bolsa Junta Rígida e Ponta-Bolsa Junta elástica.

Macete 03: os tubos de junta elástica dispensam o berço e são uma ótima opção para trechos que precisam ser executados com agilidade. Claro, tem um custo maior.

 Os tubos são assentados com o auxílio de uma retroescavadeira (para DNs de 400, 500 e 600) ou com o auxílio de uma escavadeira hidráulica no caso de tubos com DN 800mm para mais. O segredo de uma rede de tubos bem assentada é o alinhamento dos tubos. Para isso passe uma linha na lateral da vala e vá assentando os tubos seguindo o alinhamento.


Macete 04: Ao descarregar os tubos faça a distribuição dos mesmos ao longo da vala para diminuir a distância de aplicação e aumentar a produtividade.



4. Contra Berço: alguns projetos exigem o contra-berço que é a concretagem das laterais da rede executada com o objetivo de travar a tubulação, mas nem todos os projetos exigem contra-berço.

5. Rejuntamento dos tubos: nos encontros das juntas dos tubos (macho fêmea) eles devem ser rejuntados com argamassa, geralmente traço 1:3.



6. Reaterro: após assentada a tubulação é feito o reaterro com argila (material de 1 categoria) compactado com “sapo” (compactador manual a percussão) em camadas de 30cm e umidade ótima.




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Como fazer um muro com Blocos de Concreto?

bloco de concreto


O bloco de concreto é muito utilizado para fazer muros porque oferece resistência, produtividade (a execução é mais rápida) e esteticamente é mais atrativo que o muro de tijolos.



muro de bloco de vedação
Muro de Blocos de Concreto

Normalmente o muro de tijolos é rebocado, e isto deixa de ser necessário no muro de blocos de concreto, gerando economia de material e mão-de-obra.

rebocando muro de alvenaria tradicional
Muro sendo rebocado

A seguir vamos ver algumas considerações importantes sobre a execução de muros com blocos de concreto.

1) Fundações:

A fundação pode ser rasa ou profunda (com sapatas ou estacas). A definição do tipo de fundação depende da resistência do solo, da altura e do comprimento do muro, e deve ser definida pelo profissional da obra. Se for um muro de arrimo, é necessário dimensionar a fundação corretamente, pois o muro deve resistir ao tombamento. Outra questão importante no muro de arrimo é a impermeabillização, já que o solo vai transmitir umidade para o muro, podendo causar infiltrações neste.



Muro de Arrimo de blocos de concreto.
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese

Em alguns casos, o próprio bloco canaleta pode ser utilizado para fazer a viga de fundação.

base para muro de bloco
Fundação com blocos canaleta

Em todas as situações é importante que a armadura vertical do muro seja amarrada na viga de fundação. Isto serve para garantir a amarração entre a fundação e o muro, auxiliando na sua estabilidade.
2) Elevações do muro:

O mais importante no muro de blocos de concreto é manter as juntas alternadas a cada fiada, para garantir a amarração do muro.





Muro de Arrimo de blocos de concreto.
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese



A intervalos regulares, os furos dos blocos deverão ser preenchidos com armação e graute na vertical. Também devem ser executadas vergas (fiadas de bloco canaleta com graute e armação) para fazer a amarração do muro na horizontal e na última fiada, para fazer o acabamento.
3) Comprimento do muro:



Se o muro tiver uma grande extensão (maior que 10 metros), é necessário executar juntas de controle. Isto ocorre porque o muro pode dilatar ou contrair, gerando fissuras na alvenaria. As juntas de controle servem para evitar este tipo de patologia.



Juntas de controle no muro de alvenaria
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese

4) Pilares:
A necessidade de pilares vai depender das dimensões do muro (altura e comprimento) e das solicitações que o muro têm de resistir (no caso de um muro de arrimo, ele tem de resistir ao peso do solo em um dos lados do terreno).
Os pilares do muro podem ser feitos de concreto armado ou de blocos, conforme a especificação do engenheiro projetista.

Muro com pilares de concreto armado


Muro com pilares de concreto armado


Muro com pilares de blocos de concreto (também chamado de enrijecedor)


Muro com pilares de blocos de concreto

A vantagem de fazer os pilares de bloco de concreto é a facilidade e a rapidez da execução, pois não é necessário utilizar formas de madeira e realizar a armação e a concretagem do pilar, tornando a execução mais simples. Normalmente o pilar de blocos de concreto é preenchido com graute nos furos, recebe a armadura vertical e algumas vezes estribos nas fiadas de argamassa.

Muro de blocos de concreto com grades


Também podem ser executados pilares de blocos de concreto para fins estéticos. Na foto acima, os pilares foram executados para auxiliar a fixação das grades de metal.

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Muro de arrimo projeto Yapoatan-PE (atualizada)

Projeto utilizado nos morros de Jaboatão- Pernambuco, como partida serve para dimensionar corretamente as suas dimensões e entender o funcionamento dos barbacãs. Existem diversas planilhas de muro de gravidade publicadas.



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