Vejamos os principais elementos que compõe um galpão de concreto pré-fabricado para depois irmos mais além ou seja ver seus moldes, seu cálculo estrutural, sua fabricação e montagem. Pilares, vigas, sapatas são os principais elementos a serem utilizados em um galpão pré-fabricado de concreto, observe que são poucas as peças que compõe a estrutura de um galpão. 1- Pilares Vamos começar pelos pilares...ops mas se diz pilar ou se diz coluna??? Qual é a diferença entre um pilar e uma coluna ? Esclarecemos essa dúvida para você. Comecemos pelo dicionário:
Pilar (do castelhano Pilar):
Simples coluna que sustenta a construção.
Coluna (do latim Columna):
Pilar cilíndrico que sustenta abóbada, estátua, etc., constante, em geral de base, fuste e capitel.
Consultando a internet temos o site Meia Colher que assim define a diferença:
O que é uma Coluna?
São elementos dispostos verticalmente, importantíssimos na sustentação, principalmente, das vigas. Historicamente, as colunas assumiram diversas formas, sendo inclusive elemento decorativo, por apresentar ornamentos.
Hoje, elas ganharam formas limpas e, geralmente, ficam “escondidas” junto com as paredes, o que pode levar leigos a se equivocarem em uma reforma, desestruturando uma obra.
Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto.
O que é um Pilar?
É quase igual a coluna, no entanto, o pilar é uma coluna mais simples.
É um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações.
Uma coluna sustenta paredes e tetos, um pilar sustenta estruturas inteiras... Um ex. em um prédio, temos as colunas que começa no subsolo e vai até o último andar, mas também temos nas garagens os pilares.
Tratemos daqui para frente como pilares. Estes normalmente em estruturas de galpões industriais tem a forma retangular ou quadrada. Podem possuir consolos ou podem ser Pluripianos
Pilares com consolos:
Podemos ter consolos para a sustentação de vigas retangulares ou vigas do tipo Gerber ou mesmo de outra peças (vigas calha, paredes de arrimo, etc).
PIlares Pluripianos:
Os pilares pluripianos têm sido desenvolvidos especificamente para permitir a redução do tempo de assentamento. A análise estrutural do elemento pré-fabricado, neste caso, também envolve a análise do pilar-viga nó.O pilar-viga de secção de ligação, na fase da colocação do elemento vertical, é constituída pela única armadura vertical do pilar
Não se vê este tipo de pilar no Brasil. O cálculo estrutural é feito por Euler....
Pavimentos Industriais são elementos estruturais, que têm a finalidade de resistir e distribuir os esforços verticais resultantes do carregamento ao sub-leito. São considerados como elementos de grande importância para a lógica de operações de unidades de produção industrial, visto que é sobre os pavimentos industriais que as atividades produtivas se realizam.
Essa classificação também estende-se para outros tipos de pisos como sendo os desportivos etc.
Composição
Os pavimentos industriais são geralmente composta por cinco camadas principais super postas com funções especificas dentro do sistema construtivo.
Na figura a seguir pode ver o esquema de estratificação dos pavimentos:
De seguida passamos a fazer a descrição das camadas, na tabela abaixo:
Classificação
A classificação dos pisos industriais pode ser feita de acordo com as caraterísticas das diversas tipologias de pisos industriais, levando em consideração os aspectos tecnológicos e comportamento dos materiais empregues, métodos de dimensionamento adequados para cada caso, e sobretudo a logística de execução dos pavimentos (processos construtivos e equipamentos). Isso pode ser considerado de extrema importância para que os profissionais envolvidos possam equacionar com exito todas as questões de definição do sistema mais adequado a utilização em cada caso específico, levando em consideração aspectos de qualidade, durabilidade e a economia desejada.
Classificação Quanto ao Reforço Estrutural
A classificação quanto ao reforço estrutural é baseada no agrupamento das classes de pisos de acordo com o sistema adotado para a estruturação das placas de concreto. Neste tipo de classificação podemos encontrar:
Pisos Industriais de Concreto simples - Sistema em que os esforços atuantes (tração e compressão) são resistidos apenas pelo concreto, sem presença de armadura. Resultam em pavimentos de espessura elevada como correção da deficiência do concreto a baixa resistividade para os esforços de tração. São pavimentos compostos por placas de concreto de pequenas dimensões, apoiadas sobre a fundação ou sub-leito. As áreas pavimentadas recebem juntas serradas ou moldadas na betonagem para a indução de fissuração em pontos específicos, combatendo a retração, dilatação térmica e empenamento das placas. Um aspeto interessante, é a utilização de barras de transferência entre placas, para a melhoria do desempenho do pavimento evita patologias nas áreas das juntas e não descarateriza o pavimento como um sistema de pavimentação de concreto simples, pois as barras de aço, não trabalham como armadura, sendo apenas utilizadas para transferir os esforços entre as placas. As figuras a seguir mostram respetivamente o sistema de piso de concreto simples, sem utilização de barras de transferência e com utilização de barra de transferência:
Para o bom desempenho do concreto nesse tipo de pavimento, é muito importante que a quantidade de cimento seja em elevada quantidade para combater os esforços de compressão e flexão. Por isso o factor água/cimento deve ser reduzido edeve-se adoptar o processo de cura adequada, para combater as fissuras por retração hidráulica.
2. Piso Industriais de Concreto com Armadura Distribuída - São compostas por placas de concreto e uma malha posicionada no terço superior destas com o objectivo de controlar a fissuração causada pela retração por secagem do concreto, às variações de temperatura (dilatação higro-térmica).
Tendo em foco várias experiências práticas pode-se dizer que a presença da malha no pavimento controla a pavimentação, como também apresenta uma resposta estrutural ao sistema de pavimentação.
A utilização das malhas pode reduzir consideravelmente o número de juntas necessárias, permitindo a construção de placas de até 30m de comprimento e 6m de largura, embora o comprimento usual seja de até 15m.
A titulo de Informação seguem ainda ilustrações de diversos tipos de aplicação em pavimentos que pode ser encontrados:
Inicio agora uma primeira postagem de uma série onde agora explicarei com detalhes nesta publicação os conceitos de elementos pré-fabricados, elementos pré-moldados, o significado de galpão, as características necessárias para um galpão.
As demais publicações tratarei de cada elemento pré-fabricado básico que compõe um galpão industrial, piso industrial, como fazer o seu dimensionamento estrutural, o que compõe o seu projeto estrutural entre outros. Moldes e processos também serão descritos.
Em suma, tudo o que for necessário para se entender o trabalho de um calculista de obras industriais... Essa é hoje a minha principal atividade trabalhando em uma grande empresa para pré-fabricados de obras industriais e dando consultoria a diversas empresas do ramos de pré-fabricados.
Se você se interessar em conversar comigo sobre projetos, layout, processos produtivos, concreto e até sobre a área comercial e financeira é só passar um e-mail para:
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Que tal agora se distinguir um elemento pré-fabricado e um elemento pré-moldado:
- Elemento Pré-fabricado é um elemento pré-moldado produzido em escala industrial, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, obedecendo a manuais e especificações técnicas, por pessoal treinado e qualificado, sob condições rigorosas de controle de qualidade, inclusive em laboratório, identificados individualmente ou por lote.
- Elemento Pré-moldado é um elemento executado fora do local de utilização definitiva na estrutura, produzido em condições menos rigorosas de controle de qualidade, mas sujeito à inspeção do próprio construtor.
Qualquer dúvida que ainda tenha é só consultar a norma da Associação Brasileira de Normas Tecnicas ABNT de numero NBR9062.
Galpão ou barracão é um espaço amplo sob a mesma cobertura, geralmente utilizado como depósito de carros, materiais e outros produtos industriais. Os galpões podem ter estrutura de madeira, metálica, concreto, cantaria, alvenaria etc.
O bom andamento da logística de uma empresa, na maioria das vezes, acaba sendo muito dependente da estrutura do local onde ficam armazenados seus estoques. Dentro de um depósito de armazenamento, para se controlar tanto o acervo quanto as circulações necessárias para preparar e empilhar as mercadorias, muitas coisas devem ser consideradas, com o objetivo de se otimizar processos, evitar trabalhos supérfluos e contornar as perdas de materiais. Quer descobrir agora mesmo algumas dessas características essenciais para que se tenha um galpão de alta qualidade? Então confira:
Pé-direito alto
A medida chamada de pé-direito corresponde à distância entre o pavimento inferior, o piso, até o teto. Se um galpão tem um pé-direito alto, terá boa ventilação, já se o local for mais baixo, oferecerá uma dispersão térmica muito fraca, tornando-se muito abafado e quente.
O ideal é que um galpão para armazenamento tenha um pé-direito de 10 a 15 metros livres, de modo que atenda bem à acomodação das mercadorias empilhadas. Uma altura desse porte possibilita a boa disposição dos porta-pallets, permitindo uma boa verticalização do espaço para armazenar vários tipos de carga, facilitando o rápido acesso por parte dos funcionários e das empilhadeiras.
Boa resistência do piso
O nível de carga envolvido nas circulações exige que o piso do galpão suporte as mercadorias armazenadas sem rachar ou correr risco de desmoronamento. O ideal é que o piso industrial apresente a capacidade mínima de suportar 6 toneladas por metro quadrado, aguentando bem não só a carga distribuída, mas também a movimentação das empilhadeiras, de outras máquinas e, obviamente, das pessoas.
Excelente iluminação
O galpão precisa ter uma iluminação bem estruturada, que possibilite a melhor visualização de todas as mercadorias armazenadas e atividades a serem realizadas no ambiente. Melhor ainda se for possível aproveitar a luz natural, com a aplicação pontual de telhas translúcidas na cobertura, que deixam passar a claridade solar.
Possibilidade de cross-docking
O sistema de cross-docking admite um abastecimento facilitado e uma maior rapidez na expedição dos produtos de dentro do galpão, já que o sistema cross-docking permite que as mercadorias cheguem por um lado e sejam retiradas pelo outro flanco, diminuindo o tempo de circulação dos itens dentro do processo logístico implementado.
Extensa área de pátio
O volume de estocagem é diretamente influenciado pelo pé-direito e pelo tamanho disponível no galpão, considerando-se sua largura e seu comprimento. Maiores dimensões acomodam uma maior quantidade de itens, permitem um melhor controle do estoque e possibilitam uma circulação otimizada, mais dinâmica.
A área aproveitável do galpão é relacionada, ainda, com o número de docas instaladas e o acesso para as carretas, entre outras facilidades possíveis. Vale ressaltar que a área de pátio ideal varia de acordo com a demanda, existindo no mercado extensões que vão de 4 mil metros quadrados até algumas dezenas de milhares de metros quadrados.
Sistema de combate a incêndio
Um galpão bem planejado deve, obrigatoriamente, comportar um sistema de combate a incêndios, para oferecer uma maior proteção dos produtos e maquinários ali estocados. Tal precaução oferece maior garantia às mercadorias e reduz eventuais prejuízos materiais.
Os galpões que possuem grandes vãos livres são legalmente obrigados a contar com um sistema desses, com o uso de dispositivos como sprinklers, além da boa sinalização do ambiente e da colocação de extintores de incêndio em locais estratégicos.
Estacionamento suficiente
Os serviços de um galpão de alto nível não se resumem ao que ocorre apenas em seu interior. Assim, eles devem apresentar, por exemplo, um estacionamento adequado para comportar veículos de pequeno e de grande porte, incluindo rampas de acesso para o piso da área de depósito.
Este molde impresso em 3D É perfeito para se ver o que está se fazendo com estas impressoras 3D.
Idealizar seus próprios projetos em softwares e depois fazer seus moldes para ter as peças de concreto, coisa futurista mas isso hoje já acontece em várias partes do mundo
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MITCalc desenvolve Cálculo MITCalc Beam. Este programa de construção com base em Excel é usado para estimar os feixes de linha indefinida direta, máxima, três vezes, contendo perfis constantes simétricos de eixo.
O programa de construção é criado em multi-idioma e compatível com unidades Imperial e métricas. O Cálculo MITCalc Beam fornece as seguintes funcionalidades:
Definição fácil de seguir quanto ao tipo de feixe e seu carregamento com verificação visual.
• Cálculo de características da área de 20 tipos de secções transversais
• Estimativa de reações em suportes.
• Medida do momento de flexão mais alto / menor, tensão e deflexão do feixe.
• Estimativa e ilustração gráfica do momento, estresse, deflexão e ângulo de flexão do feixe carregado.
Este software de construção consiste em uma tabela de materiais e uma tabela de características da área de perfis W, S, C, L de acordo com Para perfis ANSI / AISC e I, U, L a T de acordo com Para DIN / ISO. Padrões usados: DIN 1025, 1026, 1028, 1029, 1024, AISC W, S, C, L, LU. Este módulo é uma parte do MITCalc - Pacote de Cálculo Mecânico e Técnico para engrenagens, correias e correntes, molas, feixes, eixos, conexão de parafusos, conexão de eixo, tolerâncias e muitos outros.
Todos ouvimos o ditado: "Com o concreto há duas garantias: vai ficar difícil e vai quebrar." Quão difícil vai conseguir e quanto ele vai quebrar tem muito a ver com a quantidade de água e material cimentício Costumava fazê-lo.
Joe NasvikTesting slump, resistência à compressão e entretenimento aéreo no local de trabalho é uma maneira honrada de dizer o quão concreto será e se ele atende às scecificações para um trabalho. As leituras de queda, no entanto, dizem muito pouco sobre se a quantidade de água adicionada ao concreto é o que deveria ser.
A água sempre foi o ingrediente no concreto que os empreiteiros utilizam para tornar o concreto mais fácil de colocar - o único ingrediente que eles controlam no local de trabalho. Mas quase todos sabem que adicionar muita água é ruim porque a força é reduzida e mais resultados de encolhimento, causando assim fissuras. Então, quanto é demais? Qual é a maneira correta de especificar a quantidade de água em uma mistura?
Quando você lê artigos sobre concreto ou sente-se nas reuniões do comitê ACI, você ouve esses três termos: queda, água para cimento (a / c) e "água total". Os termos geralmente são usados de forma intercambiável. O pressuposto é que todos eles significam o mesmo - uma referência válida quanto à quantidade de água em uma mistura. Mas se eles equivalem a três maneiras de dizer o mesmo, não seria melhor descartar dois termos e se referir a um único?
Mudanças nas misturas de concreto
Dois desenvolvimentos aumentam ainda mais a confusão sobre a água. Um deles é a introdução de aditivos de superplastificação, também designados por adições de redução de água de alta gama (HRWA), porque alteram a quantidade de água necessária para tornar o concreto fácil de colocar. Este é especialmente o caso das HRWA de policarboxilato desenvolvidas mais recentemente. Sem adição de água, a fluidez do concreto pode ser muito alterada.
O outro desenvolvimento é o crescente interesse em misturas de concreto bem graduadas. Eles exigem menos material cimentício que, por sua vez, reduz a quantidade de água necessária. As misturas bem classificadas são projetadas com vários tamanhos de agregados para reduzir o volume dos vazios abertos entre os agregados, bem como a área de superfície total dos agregados. O efeito líquido é que é necessário um material menos cimentício para revestir as superfícies agregadas e colá-las juntas do que as misturas classificadas com intervalos mais tradicionais que usam menos grades agregados.
Quando você combina uma mistura bem graduada com doses mais elevadas de HRWA de policarboxilato e misturas de modificação de viscosidade (VMA), as misturas de concreto auto adensáveis (CAA) resultam em requisitos de colocação de mudança. Projetos como o Trump Tower em Chicago (ver "Alcançando Novos Tempos em Chicago" na edição de junho de 2007 da Construção de Concreto) colocaram o concreto tratado com policarboxilato em vazões em excesso do especificado, mas em taxas de a / c menores que o especificado . Os resultados foram um produto melhor acabado colocado em um cronograma mais rápido.
Joe NasvikEste concreto parece que a quantidade de água na mistura pode ser excessiva, mas a adição de misturas de redução de água de alto alcance produzirá o mesmo aspecto. Conhecer a relação w / c, ou a água total na mistura, é a única maneira de saber com certeza.
Termos de definição
Aqui estão as três maneiras que a água é especificada para misturas de concreto e como cada uma é útil em termos de compreensão do impacto que a água tem em concreto.
1-Slump. Quando você quer saber o quanto de água está em concreto, sua primeira pergunta é provavelmente "o que é sua queda"? Das três maneiras de determinar a quantidade de água em uma mistura (queda, a / c ou água total), é O único teste realizado no campo para fornecer uma resposta rápida. Mas há muitas coisas erradas com este teste. É impreciso e relativo na melhor das hipóteses. É possível obter diferentes leituras de queda do mesmo lote de concreto. A idade e a temperatura do concreto também afetam os resultados. Temperaturas elevadas de concreto, onde a hidratação está se desenvolvendo rapidamente, resultando em leituras mais baixas do que o concreto a temperaturas mais baixas. Também a queda de concreto muito fresco é maior que o concreto de uma hora de idade. Em ambos os casos, a quantidade de água na mistura não mudou.
O outro problema com a queda de teste para medir o teor de água do concreto ocorre quando se adicionam misturas redutoras de água ao design da mistura. As leituras de queda mudam drasticamente quando não há mudanças no conteúdo de água. No caso do CAA, as polegadas de queda são completamente irrelevantes. "Spread" é o termo relevante - até que ponto a mistura se espalha horizontalmente depois que o cone da queda é puxado. As misturas CAA geralmente se espalham entre 18 a 30 polegadas.
A razão pela qual o teste de queda ainda vale a pena é que ele fornece aos trabalhadores no campo com estimativas de capacidade de lugar e consistência entre cargas. Esse é o motivo pelo qual o teste foi desenvolvido originalmente. Nunca foi concebido para ser uma medida de qualidade concreta. Concreto com leituras de queda de 5 a 6 polegadas geralmente é considerado bom para a colocação, no entanto, o concreto com queda de 6 a 7 polegadas geralmente é considerado colocando equipes para ser mais desejável.
As equipes de colocação de concreto devem ter concreto que possa ser colocado de forma eficiente e a queda é o teste relevante. Além disso, para colocações de paredes, os concretos de baixa queda facilitam a consolidação com menos buracos de insetos.
Jack GibbonsO arquiteto queria ver todos os detalhes nas placas de formulários e o espaçamento entre elas na coluna estreita. O uso de concreto auto consolidante com uma relação baixa de w / c atingiu todas as expectativas e solucionou problemas de colocação.
2-Relação água-cimento. É referido como "água para cimento" (a / c) ou ocasionalmente como a relação "água para cimento" (a / c) quando pozolanas são incluídos em uma mistura. Mas a referência normal é a / c, que inclui todos os materiais de cimento. A relação a / c é calculada dividindo o peso da água em uma mistura pelo peso de material cimentício. Esta relação geralmente é calculada quando uma mistura é projetada e fornece pistas sobre o que será a resistência à compressão resultante e a durabilidade da mistura. Sabemos, por exemplo, que o concreto com relações a / c que caem entre 0,40 e 0,55 geralmente é considerado concreto com uma quantidade adequada de água. Para a proteção do reforço contra a corrosão, as relações a / c devem estar próximas de 0,40. O concreto exposto às condições de congelamento / descongelamento deve ser de cerca de 0,45. As misturas de lâminas interiores são geralmente entre 0,47 e 0,55. Esta variância reconhece as diferenças que agregam tipos e gradações em uma mistura.
Mas pode haver problemas para saber qual é o verdadeiro índice a / c para concreto no local de trabalho. Isso inclui níveis de umidade não reconhecidos nos agregados utilizados (os medidores de umidade não são tão precisos) e a quantidade de água deixada em um tambor do caminhão pronto quando limpa pode ser até 10 galões.
Outro problema para julgar a qualidade de uma mistura dependendo da sua relação a / c é que a quantidade de material cimentício pode ser ajustada para cima ou para baixo com a adição ou deleção correspondente de água, enquanto a relação a / c permanece a mesma. As características concretas do desempenho podem mudar muito e a relação a / c não fornecerá nenhuma informação sobre isso.
No local de trabalho, a maioria dos trabalhadores da construção civil não entende a relevância dos índices a / c, mas eles entendem por que o Slump é importante.
Jack Gibbons Oreforço de aço congestionado coloca problemas especiais para o concreto sem acesso para vibração. As misturas devem ser muito fluidas para se consolidar em torno do reforço, mas têm baixas quantidades de água para atender aos requisitos de especificação.
3-Água total. Isso se refere à quantidade total de água necessária para uma mistura de concreto. Começa a haver mais referências a água total como medida para especificar quantidades de água. Fatores que influenciam a quantidade de água necessária incluem o seguinte:
Dimensões e formas dos agregados
Misturas bem classificadas versus diferenças
Quantidade total de cimento, incluindo tipos de cimento
Misturas
Geralmente, o bom concreto tem entre 29 a 33 galões de água por jarda cúbica. Força e durabilidade diminui à medida que a água excede esses valores. Especificar a quantidade total de água para uma mistura é muito importante para misturas bem graduadas que requerem menos material cimentício para desempenho.
No campo, a única maneira de medir a água total é realizando testes que são lentos. É provável que o concreto já esteja no lugar antes do teste ser concluído. Além disso, a maioria dos técnicos não são treinados nem equipados para realizar este testes.
Usando cada método
Realizar testes de queda só deve ser usado para fornecer informações ao contratante concreto sobre a colocabilidade do concreto. Ele também fornece informações úteis sobre a consistência entre cargas de concreto porque não define com precisão a quantidade de água em uma mistura.
Se você deve pensar mais em termos de relações a / c ou a quantidade total de água em concreto não é tão claro como está com a queda de teste. Provavelmente é melhor estar ciente de ambos e como eles mudam em relação uns aos outros com diferentes misturas de concreto. Aqui estão alguns pensamentos sobre a relevância de cada medida quando você quer concreto para ter certas características.
Contração . É importante ter concreto para construção de piso industrial e comercial que seja resistente ao encolhimento ao longo do tempo. Reduzir a quantidade de material de cimento e água é uma maneira principal de alcançar esse objetivo. Concentrar-se na água total na mistura é um bom método.
Durabilidade. Várias coisas que podem afetar a durabilidade do concreto, mas o conteúdo de água é uma preocupação central. A água não necessária para hidratação ocupa espaço em concreto fresco que mais tarde se torna um vazio quando o concreto é difícil. Os vazios reduzem as propriedades de resistência do concreto. Especificar rácios a / c é uma boa maneira de resolver problemas de durabilidade. Em condições ideais, a relação a / c de aproximadamente 0,25 é tudo o que é necessário para a hidratação, então qualquer coisa que seja considerada "água de conveniência".
Concreto nos vazios. Quando o concreto deve consolidar-se bem nas formas ou preencher feixes e colunas reforçadas com aço altamente congestionado, as misturas do tipo CAA são importantes. Projetar essas misturas com água medida por relações w / c fornece informações relevantes.
Força compressiva. Determinar a quantidade de água que é melhor para uma mistura especificada pode ser avaliada por taxas de a / c ou água total.
Jack GibbonsWater é muitas vezes referido como a mistura mais barata para a produção de concreto fluido. Mas veja o que pequenas adições dele faz para fortalecer a força do concreto.
Capacidade de acabamento. A quantidade de finos, material de cimento e água em concreto, todos desempenham um papel na forma como pode ser concluído. Se não houver água suficiente, o concreto pode ficar pegajoso e difícil de terminar. Os contratantes experimentados com misturas de baixo encolhimento pensam sobre os requisitos totais de água para o seu concreto.
Pensamentos de fechamento
No passado, foi dito que eram necessárias 33 galões de água para concretar. Mas hoje com mudanças na tecnologia e mistura de projetos, as regras antigas já não se aplicam. As misturas podem ter apenas 29 galões (27 galões com agregados de cascalho arredondados) ou mais de 33 galões para produzir um bom concreto para uma aplicação. Nós costumávamos pensar que a colocabilidade de uma mistura estava em uma extremidade de um continuum e força na outra. Mas isso não é necessariamente o caso.
Hoje, os melhores resultados concretos da interação entre engenheiros e empreiteiros especificados. Os engenheiros devem especificar as qualidades importantes, como força e durabilidade, e os contratados devem trabalhar com seus produtores de ready-mix para desenvolver as misturas que atendam às especificações. Em termos de água, é importante que todas as partes compreendam as formas de medição e de que forma fornece a informação mais útil para o trabalho em questão.
- Jack Gibbons é gerente da região central de Concrete Reinforcing Steel Institute, Schaumburg, Ill.