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Recomendo esse curso de Edifícios Multipavimentos em Concreto Pré-Moldado, eu mesmo fiz este seu curso onde o professor Marcio Cunha ensina com excelente didática e sem rodeios todos os pormenores que ele e sua equipe adotam nos grandes projetos que vem executando. Veja no seu Instagram uma pequena coletânea de suas obras!!
https://www.instagram.com/m2lt_projetos/
O curso se trata da segunda turma e tem seu início na primeira semana de Fevereiro.
O dia e hora das aulas serão definidos pelos interessados.
O curso é voltado para engenheiros civis e estudantes de engenharia civil, interessados em conhecer os passos necessários para a elaboração de um projeto de um edifício em concreto pré-moldado.
A que carregamento as lajes estão sujeitas? Que laje suporta este carregamento? Qual a espessura da capa de concreto? Pra que ela serve? Como escolher a melhor distância entre pilares e determinar suas dimensões? Que viga utilizar e como definir sua geometria?
Trataremos de concepção estrutural, dimensionamento e detalhamento.
A ementa do curso é:
Aula 1 – Introdução – Definição das lajes (1:30h de aula)
Aula 2 – Pré-dimensionamento da viga principal (1:30h de aula)
Aula 3 – Pré-dimensionamento das demais vigas e pilares (1:30h de aula)
Aula 4 – Modelagem (3:00 à 3:30 h de aula)
Aula 5 – Dimensionamento pelo Software ou Unhex? (1:30h de aula)
Aula 6 – Detalhamento de dicas de projeto (1:30h de aula)
O acesso ao conteúdo do curso é vitalício (pelo menos enquanto a Hotmart existir).
É importante salientar que este NÃO É UM CURSO DE TQS! É um curso com o AUXÍLIO do TQS, que é o software que eu utilizo para esse tipo de edificação.
Os conceitos apresentados no curso são aplicáveis qualquer que seja seu software de dimensionamento e detalhamento de concreto.
Os dimensionamentos dos elementos estruturais serão realizados com o auxílio de planilhas Excel e/ou calculadoras do próprio TQS, ferramentas que grande parte dos engenheiros utilizam em sua rotina diária.
O valor da inscrição é de R$ 800,00, que pode ser parcelado em até 10x no cartão de crédito (venda pela plataforma Hotmart).
Aos que se interessarem acessem o link para o grupo de interessados à nova turma:
https://chat.whatsapp.com/KCrUcN8pWrJLEYk76bWkTR
Estou publicando este artigo que divulguei para várias fabricas aqui no Nordeste, por se tratar de informações que muitos desconhecem e que vem causando acidentes sendo alguns destes acidentes com fatalidades.
Observe cada item com olhos de julgadores, faça o que deve ser feito, não se deve aceitar imposições que contrariem a lógica, afinal ser técnico não é para todos. Qualquer dúvida pode comentar ou mesmo me passar um e-mail ok!!!
Esta é uma publicação na qual comento alguns detalhes sobre as terças de
concreto armado de um modelo que se utiliza muito na região Nordeste:
Terças com altura de 15 ou 18 cm
1-
Escolha da Brita Certa
Vejamos a típica seção de uma terça tipo T15 para podermos dimensionar a brita que se deve utilizar no concreto para a sua fabricação (Brita Certa)
Pela norma da ABNT, para a escolha da dimensão máxima da brita que não
deve exceder a:
- a 1/3 da espessura da laje
- a 1/4 da distância entre as faces da forma
- a 0,80 da espessura entre armaduras horizontais
-a 1/2 da espessura entre armaduras horizontais
-a 1/4 do diâmetro da tubulação do bombeamento
Vamos ver abaixo como escolher a Brita Certa para esta terça:
-Pela dimensão na base= 4.0 cm entre formas da distância entre as faces
da forma 1/4 * 4 =1 cm =10 mm
-Pelo topo (espessura da mesa superior) = 4.0cm espessura da laje
1/3 da distância entre as faces da forma 1/3 *4 =1.3 cm=13 mm
Logo a brita certa seria de Dmax=10 mm
Normalmente as fabricas utilizam britas de dimensão máxima
característica de 19mm porque querem utilizar só um tipo de brita para
todos os produtos e assim adquirem somente a brita 19 para todos os produtos, erradíssimo!!!
O espaço que fica entre a armadura e a face da forma não permite a
passagem dessa Brita 19mm que alguns fabricantes usam e com isso o concreto não
fica homogêneo na sua parte inferior. Se obtém abaixo da armadura principal somente
argamassa com o cimento e a areia. O concreto passa a ter nesse caso módulos de
elasticidade diferentes na face inferior e na parte superior, deformando a
terça. A brita fica contida acima do aço e este concreto dessa região torna-se poroso
e portanto muito frágil o que faz romper estas terças com cargas abaixo de seu
dimensionamento.
O pior ainda ocorre quando a armadura inferior (a positiva) tem emendas
por transpasse e tem ainda mais pior ainda quando se tem emendas numa mesma
seção!!!
Verifique se a brita que está sendo utilizada nos seus traços se é a
correta.
2-
Carregamento em uma terça
Vale dizer que não existe nas normas da ABNT dizendo qual a carga que
deva suportar uma terça de concreto mas existe um consenso de vários calculistas (e algumas teses) que uma
terça deva suportar uma carga de uma pessoa de pessoa de no mínimo 80Kg no seu
meio.
3-
Desmoldante
Existe ainda um outro fator muitíssimo importante que poucos percebem e que é a quantidade do desmoldante utilizado. O concreto quando lançado na forma empurra o desmoldante para a sua extremidade (seu apoio na tesoura) que é uma região mais delicada por ser um dente gerber de seção muito reduzida.
O concreto dessa região do apoio então recebe uma alta carga de
desmoldante que se mistura com o concreto e faz assim cair muito de resistência
na região do apoio!!!
Alertas devem ser dado quanto ao uso indiscriminado de desmoldante,
ensinar é o melhor meio, os encarregados devem estar preparados para educar.
4-
Areias
Especial atenção deve ser dado na utilização da areia. Fica evidente que
a areia não deve conter argilas e materiais estranhos. Estas areias devem ser
peneiradas para termos somente grãos abaixo de 10mm. Utilizar areias sem um
peneiramento prévio é um risco alto de se ter uma peça com grande problema na
sua instalação.
5-
Final
Evite problemas futuros com quebras de peças e com alto teor de vazios
devido a não arrumação dos grãos use a brita certa em todos os seus produtos.
Acompanhe a confecção de armaduras e não autorize transpasses de
armaduras que não sejam indicadas por seu calculista, explique o motivo a seus
funcionários, ensinar é uma regra básica nesta atividade.
Acompanhe a fabricação averiguando que se usa desmoldante nas
quantidades certas, sem excesso !!!
Em resumo, uma fabricação de um produto deve ser acompanhada por pessoas capazes, que tenham a mente aberta para aprender e o mais importante:
Que gostem do que fazem !!
Eng. Ruy Serafim de Teixeira Guerra
Ser capaz de conseguir um posto de engenheiro que lhe traga satisfação. Muitos ambicionam isso, mas em um ambiente altamente competitivo, para ter sucesso é preciso investir em aprendizado, em treinamento técnico.
É esperado, por exemplo, que engenheiros civis criem diagramas e layout de plantas e também elaborem documentação técnica. Extremamente útil para a Engenharia e a Arquitetura, o AutoCAD é um software que você deve dominar.
A sigla CAD significa em inglês Computer Aid Design. Obviamente que o AutoCAD não é um programa fácil de aprender a usar, mas existem bons cursos básicos que você faz de forma presencial ou online.
Esse software é comercializado pela empresa norte-americana Autodesk Inc., que também cria aplicativos de entretenimento. O download do AutoCAD pode ser realizado gratuitamente no site da empresa, desde que o usuário seja estudante ou professor.
A licença para uso do software é válida por três anos e pode ser renovada. Basta acessar o site da Autodesk, conferir os requisitos do sistema para instalação, fazer um cadastro e efetuar o download.
Nesse artigo, vamos pontuar cinco benefícios do uso do AutoCAD por engenheiros, sejam eles de qualquer setor.
A importância desse programa para a realização de cálculos estruturais com rapidez e precisão é enorme. No entanto, as ferramentas disponíveis nele vão muito além.
Engenheiros assumem serviços que variam muito em termos de grau de complexidade. Ao usar o AutoCAD, engenheiros personalizam cada projeto.
Isso significa: não importa a versão do programa que você usa, o software permitirá que você inclua comandos e automatize tarefas rotineiras.
A linguagem de programação do AutoCAD, a AutoLisp, contribui para a adequação do programa com tranquilidade, mesmo que os usuários não sejam programadores de softwares.
Portanto, a velocidade de interação com o programa faz com que o usuário possa finalizar o projeto com agilidade. Não há necessidade de esperar a assistência de profissionais da informática.
A versão mais nova do AutoCAD contém uma ferramenta chamada DWG Compare. Através dela, duas versões de um mesmo desenho podem ser interpretadas e comparadas de maneira sistemática e dinâmica.
O programa produz imagens bidimensionais que aparecem sobrepostas na tela. Cada uma das versões é ilustrada por uma cor selecionada pelo usuário. Na sequência, é possível acessar detalhes de cada uma das plantas, além de modificar seus detalhes.
Nunca se sabe quando se encontra um cliente em potencial. Imagine perder a oportunidade de mostrar um projeto somente porque você não está no ambiente de trabalho. Com o AutoCAD 2019 isso não acontece.
O criador de um projeto salva suas produções em um desktop, mas consegue visualiza-las em um tablet ou smartphone. Com o aplicativo instalado, você será capaz de demonstrar suas habilidades em momentos em que não esperava que lhe apresentassem uma demanda ligada à engenharia.
E não é só isso. Ao visitar o canteiro de obras e necessitar realizar um ajuste na planta ali mesmo, você também consegue fazer isso com o aplicativo.
Construa modelos de objetos nos formatos de estrutura de arame, sólido, superfície ou malha. Visualize-os em 3D e modifique suas propriedades. A qualidade visual em relação à imagem em 2D é incrivelmente superior. Você também pode aplicar planos de corte aos objetos criados, exibindo por exemplo, a seção transversal deles.
Essa ferramenta aumenta a precisão necessária na geração de componentes de equipamentos eletrônicos. Também pode ser usada na confecção de projetos de redes coletoras de esgoto sanitário e de rede de fiação em edificações. Um grande incremento na credibilidade da empresa quando essa participa de licitações.
Conquistar clientes e parceiros de trabalho requer construir laços de confiança. Uma forma de fazer isso é disponibilizar os desenhos da empresa de engenharia em sites ou redes sociais.
O AutoCAD promove esse encontro entre uma corporação e uma provável clientela ou entre duas empresas de engenharia. Com a versão 2019, engenheiros conseguem divulgar seu projetos, ganhando em competitividade. A Autodesk disponibiliza um vídeo que apresenta um tutorial de uso dessa ferramenta de compartilhamento.
Estudantes de engenharia que estão no início do curso não precisam se preocupar em dominar o AutoCAD. O mais interessante nesse momento é focar nos referenciais teóricos.
Mas para quem está no último ano do curso ou já se graduou, dominar ao menos uma boa parcela dos recursos desse programa amplamente usado é muito importante.
A retomada do crescimento econômico no Brasil pode fazer com que postos de trabalho para engenheiros aumente expressivamente. E certamente você quer estar preparado para ocupar algum.
Então, invista na sua formação. Sem deixar de lado o AutoCAD.
Autor: Milene Martins
https://selecaoengenharia.com.br/blog/cinco-bons-motivos-para-engenheiros-dominarem-o-autocad/
O mercado da construção civil busca de forma constante novas tecnologias para melhorar a qualidade do concreto. Desde a antiguidade, as técnicas de produção e utilização do concreto passaram por diversas inovações e grande parte desta evolução deve-se ao uso de aditivos, sendo um dos principais os aditivos superplastificantes para concreto.
Os primeiros materiais utilizados como redutores de água foram os derivados de lignina ou lignosulfonados denominados primeira geração, a segunda geração são os produtos a base de naftalenos sulfonados e melaminas sulfonadas, que começaram a ser largamente utilizados nos anos 70, e a terceira geração de aditivos, são os poliéteres carboxilatos, os quais são moléculas desenvolvidas especialmente para interagir com aglomerantes em meio aquoso, são os mais utilizados atualmente.
O uso de aditivos está cada vez mais difundido devido à melhoria nas características do concreto associado ao custo benefício quando avaliado o custo final e não apenas o custo do aditivo. No Brasil, sua aplicação está cada vez mais comum em todas as regiões, tanto em empresas concreteiras como para fabricantes de pré-moldados em concreto.
Existem vários tipos de aditivos para concreto: plastificantes, superplastificantes, redutores de água, controladores de hidratação, incorporadores de ar, modificadores de viscosidade, aceleradores, entre outros.
Segundo a NBR 11768:2011, os aditivos podem ser definidos da seguinte maneira:
Redutor de água: aditivo que não altera a consistência do concreto fresco e permite reduzir a quantidade de água no concreto, ou, que sem alterar a quantidade de água modifica a consistência do concreto. Definido como de pega normal quando não altera o tempo de pega.
Acelerador: Podem alterar a pega inicial, reduzindo o tempo de transição do estado plástico para o estado endurecido ou aumentar a resistência nas idades iniciais do concreto sem modificar a pega.
Retardador: Aumenta o tempo de transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto.
Incorporador de ar: Aditivos que permitem incorporar ar durante o amassamento do concreto.
A norma também aponta a diferenciação entre aditivo plastificante e superplastificante para concreto de acordo com a redução de água de amassamento para se atingir determinado abatimento. Para os plastificantes a redução deve ser ≥ 5% em relação ao concreto de referência. Para os superplastificantes tipo I a redução de água deve ser ≥ 12%, enquanto que para os superplastificantes tipo II deve ser ≥ 20%.
– Alterar a reologia do concreto em estado fresco, ou seja, aumentar a trabalhabilidade e diminuir a segregação;
– Ajustar o tempo de pega e de endurecimento do concreto – tanto retardar como acelerar conforme necessário;
– Aumentar a durabilidade do concreto mediante a resistência a ações físicas, ações mecânicas e ações químicas;
– Aumentar a resistência mecânica de concreto nas diferentes idades;
– Diminuir o custo do concreto, aumentando o rendimento, facilitando a colocação em obra e permitindo a retiradas de fôrmas em períodos mais curtos de tempo;
A forma de aplicação, dosagem e utilização dos aditivos superplastificantes para concreto deve ser definida através de testes prévios, pois é individual para cada situação. Recomenda-se que sejam realizados testes laboratoriais para analisar como o comportamento do aditivo varia de acordo com a dosagem, tipo de cimento e dos agregados, bem como com a temperatura ambiente e os processos de lançamento, adensamento, cura, etc.
Este cuidado é essencial para obtenção das propriedades desejadas, pois os aditivos podem apresentar algum efeito secundário, modificando outras propriedades no concreto.
A Tecnomor atua uma linha completa de aditivos superplastificantes para concreto de pega normal, aceleradores e retardadores. Quer conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para artefatos de concreto? Entre em contato conosco e encontre a solução em aditivos e desmoldantes que você procura.
Informações de: https://tecnomor.com.br/blog/importancia-dos-aditivos-superplastificantes-para-concreto/
Tenho visto em diversas fabricas e obras, a utilização de carros de mão, conforme figura abaixo, para medir o volume de agregados na confe...



