Passivo, Agressivo ou Acertivo?


Como você se comporta normalmente?


É uma pessoa agradável e gentil? 



Procura se comunicar fazendo afirmações claras, breves e diretas? 

Faz perguntas para descobrir os desejos e opiniões das outras pessoas? 

Se você respondeu afirmativamente a todas estas questões pode se considerar uma pessoa assertiva. 

Há três maneiras de se relacionar com as pessoas: passivamente, agressivamente, e assertivamente. 

Passivos
Falar sem muita segurança, voltar atrás, não saber argumentar ou ainda não ter certeza do que se disse, bem, acredito que não sejam lá atitudes muito boas. Afinal, como fica sua credibilidade? O passivo muitas vezes ouve, concorda e, meia hora depois discorda de tudo. Faz afirmações desconexas, usa palavras vagas e sempre procura não se comprometer. 

Agressivos
Sabe aquele "carinha" que faz piadas de péssimo gosto e acha que é "humor inteligente"? Pois é... Ele também faz comentários negativos sobre tudo e todo tenta convencer as pessoas de que está fazendo favores desinteressados, e ainda expressa suas opiniões como se fossem fatos. Pessoas assim, além de tumultuar os ambientes por onde passam, acabam sendo vistas como não confiáveis. 

Assertivos
Obviamente, as pessoas que adotam um comportamento assertivo são as que têm maiores chances de sucesso em todas as áreas de suas vidas. Como vimos no primeiro parágrafo trata-se de uma postura que envolve basicamente o item comunicação, verbal e não verbal. 

Portanto, analise algumas situações.
Procure lembrar como reagiu em determinada situação e quais foram os resultados. Constatará que em vários momentos se tivesse adotado uma postura mais assertiva poderia ter evitado algum conflito, por exemplo. 

Pense nos "porquês" de os outros lhe depositarem confiança e perceberá que foi exatamente quando você se comportou de forma mais acessiva. 

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/voce-e-assertivo-passivo-ou-agressivo/58239/
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010