O que é Slump Test (ensaio de abatimento)?


Para o realizar precisamos de ter o equipamento para o ensaio de abatimento do tronco de cone é realmente muito simples.

Consiste de uma haste de socamento e de um tronco de cone de 300 mm de altura, 100 mm de diâmetro no topo e 200 mm de diâmetro na base.

O tronco de cone é preenchido com concreto, em três camadas com 25 golpes penetrando parcialmente a camada anterior, e depois vagarosamente suspensa. O concreto sem suporte abate-se pelo seu próprio peso.Veja a postagem de passo a passo com a sequencia da explicação.




A diminuição da altura do tronco de cone é chamada de abatimento do concreto. O ensaio de abatimento não é adequado para medir a consistência de concreto muito fluido ou muito seco.

Não é uma boa medida da trabalhabilidade, embora seja satisfatório para medida da consistência ou das características de fluidez de um concreto. A principal função deste ensaio é fornecer um método simples e conveniente para controlar a uniformidade da produção de concreto de diferentes betonadas. Assim, uma variação fora do normal no resultado do abatimento pode significar numa mudança imprevista nas proporções da mistura (traço), granulometria do agregado ou teor de água.

Abaixo também uma tabela dos abatimentos recomendados para o concreto utilizados com diversos usos, mas é bom lembrar que os aditivos evoluiram e hoje temos concretos com slump muito superiores a estas recomendações.
 ABATIMENTOS RECOMENDÁVEIS PARA O CONCRETO

TIPOS DE CONSTRUÇÃO

ABATIMENTO ( CM)*
Máximo
Mínimo
Muros de arrimo e sapatas reforçadas
Sapatas massivas, muros de subestruturas
Lajes, vigas e muros s
Colunas de edifícios
Pavimentos                                                                
Construção massiva pesada
12.5
10.0
15.0
15.0
7.5
7.5
5.0
2.5
7.5
7.5
5.0
2.5
*    Quando se utiliza vibradores de alta frequência os valores mostrados devem ser reduzidos em cerca de um  terço.

Consistência- Assentamento (cm)
      Seca 0-2
      Plástica 3-5
      Branda 6-9
      Fluida 10-15

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010