Finalidades do Slump Test

Tenho uma publicação que é  Afinal Slump Test Para Que? que já alcançou mais de 67.000 visualizações, nesta publicação cito que devemos ter todo cuidado na utilização deste ensaio de recebimento do concreto que deveria utilizado somente em laboratório para se conferir a coesão, teor de argamassa, teor de areia, estabilidade do traço, etc ...

Logo abaixo temos uma publicação do IME em que consta as utilizações e  recebi esta sugestão de Ronit de Moçambique sobre as utlizações do Slump Test:

Devemos fazer uma verificação de estabilidade do traço. Depois de se fazer o ensaio do Slump e após a remoção do cone, devemos dar golpes na travessa (que fica em baixo do cone) para ver se o concreto flui circularmente, fazendo um "SLUMP" e ver também se os agregados se descolarão, isto é como uma avaliação da estabilidade. Esse tipo de traço é muito resistente a variações.

Em outra conversa com Ronit ficou claro que quando Abrams idealizou o ensaio de abatimento não EXISTIAM ADITIVOS, e hoje podemos fazer um concreto mais fluido e com maior abatimento colocando mais aditivo ou mesmo colocando um aditivo de melhor qualidade.

Vale lembrar que o  ensaio de abatimento foi idealizado a mais de 100 anos, portanto não recusem caminhões de concreto porque o slump saiu de faixa, deve-se averiguar o que está havendo, essa é deve ser a opinião de qualquer tecnólogo de concreto..

É bom sempre lembrar que Slump conforme não garante a resistência do concreto...


Vídeo abaixo de como deve ser o Slump 













Veja agora  as tabelas abaixo onde são utilizados valores que devem ser revistos, os concretos atuais permitem utilizar Slumps bem maiores do que os constantes abaixo. Tem-se utilizado valores bem maiores veja pelo Dr. B. Bhattacharjee grande conhecedor do assunto





Bibliografia :
http://aquarius.ime.eb.br/~moniz/matconst2/conc09.pdf

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010