A gestão financeira


A gestão financeira é um instrumento não só eficiente, mas sim eficaz na busca por resultados positivos. Trata-se, enfim de um conjunto extenso de fatores que podem influenciar as decisões das empresas. Esse conjunto engloba alguns fatores como condições econômicas, direção do mercado, capacitação dos profissionais certos entre outros. O administrador ou gestor financeiro deve planejar cuidadosamente cada ação dentro da empresa, visto que, o mercado de modo geral se mostra intolerante com erros de gestão. 

O gerenciamento financeiro assume papel muito mais que mero gestor e passa a assumir um papel de decisor ou de maximizador dos resultados da empresa. Sua atuação dará maior suporte e credibilidade aos números. O financeiro sempre será o responsável pela movimentação do dinheiro, mas com maior responsabilidade, haja vista que sua preocupação suplanta a simples movimentação e passa a decidir sobre a aplicação deste de forma mais rentável nos ativos da empresa. 

As informações desse estudo também mostram que a análise financeira deve levar em conta suas limitações no que se refere à natureza e essencialidade financeira e de suas investigações e aplicações, ou seja, há de se considerar que limitações existem para a análise financeira. 

Pode-se extrair, também, informações sobre a importância da ética nas ações empresariais e como esse fator pode agregar valor a empresa.

Conclui-se, portanto que cada vez mais a gestão financeira está presente nas empresas. Algumas de forma ativa e eficaz e, em outras, nem tanto. 

Nota-se que empresas pequenas, médias e grandes utilizam e aprovam essa ferramenta, pois se pressupõe que é através dela que os lucros ou resultados positivos podem alavancado.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010