Até mesa de concreto - passo a passo





Por CHENG ConcreteTroca de concretoSeguir
Mais do autor:

Este Instructable irá demonstrar como fazer um molde de borracha para lançar uma mesa de concreto dobrado. Ele cobrirá a confecção de uma maquete de papelão, a produção do positivo, a moldagem de um molde de borracha e, finalmente, a moldagem da peça de concreto acabada usando uma mistura reforçada com fibra e dobrando-a para dar forma.

Este projeto foi concluído durante o treinamento avançado de concreto reforçado com fibra de 3 dias na CHENG Concrete em Berkeley, Califórnia, com o instrutor convidado Chris Franzen da Surecrete. As características únicas de uma mistura de concreto reforçado com fibras tornam possível lançar uma peça plana, esperar até que ela entre em um "falso conjunto" e, em seguida, dobrar a peça. Para isso, precisamos de um molde flexível, e neste Instructable vamos delinear as etapas necessárias para criar um molde de borracha de poliuretano que funcionará para esta técnica.

Mesmo que você não esteja usando um sistema de concreto reforçado com fibra e dobre o concreto, as etapas de fabricação do molde de borracha são gerais o suficiente para serem aplicadas a qualquer projeto de fundição.

Certifique-se de entrar no Concurso de Concreto e Fundição para ter a chance de ganhar alguns prêmios legais!

Materiais e suprimentos gerais:
Papelão, Cartolina ou Papel para fazer uma maquete
(4 'x 8' Folha) Placa de Partículas Revestida de Melamina (ou madeira compensada com um revestimento à prova de água)
Jig Saw
Lixadeira orbital / Bloco de lixar / Lixa
100% silicone calafetar
Seções de parede curvas CHENG (compensado dobrável ou paredes retas também funcionam)
(15 lbs.) Borracha do molde de poliuretano Polytek 75-60 (ou similar)
Pol-Ease 2300 Desmoldante
(50 lbs.) - Base leve de mistura de fundição CHENG D-FRC (ou mistura de concreto da série Xtreme ou mistura GFRC semelhante)
(1 bolsa) - Pigmento Índigo CHENG Smart Color
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 1: modelo em tamanho real



Mais 2 Imagens
Procure por inspiração:
Técnicas de compensado dobrado
Móveis de acrílico dobrado
Padrões gráficos arquitetônicos para recomendações de tamanho e alturaRestrições deste projeto:
Corte de uma única folha de 4 'x 8' de melamina
Mínimo de 2,5 "de largura de pernas (para força)
A espessura do concreto será 3/4 "(mesma espessura da melamina a partir da qual o molde de borracha é criado)
A dureza Shore e a espessura da borracha do molde irão determinar o raio das curvasDepois de decidir uma direção, esboce algumas idéias. Corte pequenos modelos de papel para testar ideias rapidamente. Em seguida, crie uma maquete em escala real de algo como papel, papelão ou folha de plástico. Altere as proporções conforme achar necessário. O primeiro modelo para esta mesa lateral de concreto dobrado não tinha área útil suficiente na parte superior, então a segunda versão foi feita alguns centímetros mais larga no meio.

Não tenha pressa durante essa fase, enquanto é fácil fazer melhorias.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 2: Cortando o Positivo de Melamina





Não risque o positivo:
Quaisquer imperfeições no positivo serão transferidas para o molde de borracha, que então será transferido para a peça de concreto acabada. Tome cuidado para não arranhar o positivo ao fazer o layout, recortá-lo ou aparar a borda.

Trace o modelo:
se a maquete de papelão for na escala 1: 1, você pode usá-la como um modelo para cortar o positivo. Contorne o papelão com um lápis e marque um ponto central. Ao manter este ponto central, você pode ter certeza de que tudo tem o mesmo comprimento (importante para as pernas).

Use uma régua para certificar-se de que tudo está disposto corretamente, e para as curvas você pode usar uma bússola ou apenas encontrar algumas coisas na loja que sejam do tamanho certo e traçar ao redor delas.

Corte a forma com uma serra dentada *:
Ajuste o ângulo da lâmina de forma que ela esteja correndo para cima e para baixo (ou em qualquer ângulo que você quiser). Em seguida, faça um corte de teste. Comece cortando a forma, seguindo a linha o mais próximo possível e indo devagar. Quando for fazer os últimos cortes, certifique-se de que o positivo está apoiado, ou ele pode dobrar e quebrar.
* Se você tiver acesso a um software de modelagem de computador e um roteador CNC, poderá usar essas ferramentas para cortar o positivo com precisão.

Lixar bordas:
lixar as bordas com uma lixadeira de palma e um bloco de lixar.

Limpe-o:
remova todas as marcas de lápis ou contornos de marcador do positivo com álcool desnaturado.

Desenhe em torno da forma em uma folha de melamina:
Depois que a forma for cortada e acabada, coloque-a sobre uma folha de melamina (ou outra superfície à prova d'água que seja muito plana). Desenhe ao redor da forma e marque um lado para que você possa colocá-lo de volta no mesmo lugar. Em seguida, trace uma borda de 1 "ao redor da forma (ou qualquer espessura que você queira que a borda da borracha tenha). Usei um rolo de fita azul de 1" de espessura como guia.

Sele as bordas do positivo:
As bordas do positivo devem ser selados antes de a borracha ser fundida contra eles. Há muitas maneiras de fazer isso, desde faixas com ferro de passar, até fitas transparentes e vernizes.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 3: Construindo a forma para fundir borracha





Anexe as paredes da fôrma à placa de base:
Essas paredes da fôrma são feitas para moldar bancadas de concreto. Eles são seções de espuma dobrável que são presas à placa de base com fita adesiva dupla-face e parafusos. Coloque as paredes ao redor do perímetro, com espaçamento de 1 "de distância do positivo. As paredes não precisam ser perfeitas, mas o perímetro de borracha deve ter a mesma espessura em todos os lugares, então ele se dobrará uniformemente.

Se você não tiver isso paredes, você também pode usar tiras de madeira compensada de 3/4 ", cortadas na altura da borracha acabada (1" neste caso). Para seções curvas, você pode usar madeira compensada dobrável ou placa de balanço.

Algum tipo de forro ou fita transparente no interior das paredes do formulário dará à borracha um acabamento liso em torno da borda.

Vede as paredes e faça furos na placa de base:
Aplique uma camada grossa de silicone no perímetro das paredes do formulário. Isso evitará que a borracha vaze por baixo das paredes.

Depois que as paredes estiverem no lugar, faça alguns furos para prender o positivo à base. Você vai bagunçar de debaixo do rodapé para o positivo. Pré-perfure e rebaixe os orifícios e use parafusos curtos (1 ") que não passam pelo positivo.

Aplique silicone no positivo na placa de base e prenda com parafusos:
Antes de colocar o positivo no molde, cubra o lado traseiro com silicone . Esta é uma etapa importante e ajudará a evitar que qualquer ar que esteja preso entre o positivo e a placa de base vaze enquanto a borracha está sendo fundida. O ar vazará e causará bolhas de ar se você pular essas etapas.

Coloque o positivo na forma, alinhe-o com as marcas que você fez anteriormente e aparafuse-o por baixo. Limpe o silicone que espreme.

Passe uma gota de silicone ao redor do positivo para ajudar a selá-lo na superfície e limpar o excesso com álcool desnaturado.

Deixe o silicone curar e limpe o excesso esfregando-o com os dedos.

Limpe o formulário:
sopre o formulário com ar comprimido e limpe o interior do molde com álcool desnaturado, álcool mineral ou acetona.

Pulverize o
desmoldante antes da fundição: antes de fundir a borracha, borrife generosamente o desmoldante Pol-Ease na forma.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 4: Calculando quanta borracha deve ser misturada





Calcule o volume à moda antiga:
você quer misturar borracha suficiente para preencher o formulário, mas não quer sobra em excesso porque é caro. Se você tiver uma forma simples, calcular o volume será fácil e existem muitas calculadoras de volume online. Se o molde for complexo, divida-o em formas separadas, calcule os volumes individualmente e, em seguida, some-os.

Volume = Comprimento x Largura x Altura

Você também pode preencher o formulário com água, descobrir aproximadamente quanta água ele contém e converter em polegadas cúbicas.

Para galões americanos, divida por 0,0043290 para encontrar o volume em polegadas cúbicas.

Exemplo:
1,5 galões / 0,004329 = 346,5 in³

Divida este número pelo volume específicoda borracha em uso, que é de 27 polegadas cúbicas por libra para a borracha de molde de poliuretano Polytek 75-60.

346,5 / 27 = 12,8 libras. de borracha

Calcule o volume por meio de modelagem por computador:
Modelando o molde de borracha em um programa como o Sketchup. Se o modelo for sólido, você pode clicar com o botão direito em "Informações da entidade" e o volume será exibido. Com paredes de 1 "de espessura e 1/4" de espessura na parte de trás, o volume do molde de borracha é de 357 polegadas cúbicas.

O volume específico da borracha moldada de poliuretano Polytek 75-60 é de 27 polegadas cúbicas por libra. Este número irá variar dependendo do tipo de borracha usada.

357/27 = 13,2 libras. de borracha .

Suponha que um pouco de borracha ficará presa no interior dos baldes de mistura e misture de 15 a 16 libras para ser seguro.

Calcule a quantidade de concreto que vai levar:
Com a forma já modelada no computador, também podemos calcular o volume da peça e usá-lo para descobrir quanto concreto misturar. Você também pode preencher o molde de borracha com água depois de fundido e usar o mesmo galão para conversão de volume listado acima.

O volume da peça de concreto acabada é 431 polegadas cúbicas.

Converta isso para pés cúbicos dividindo por 1728

431/1728 = 0,25 pés cúbicos

1 pé cúbico de concreto pesa cerca de 130 libras, então multiplicamos 0,25 e 130 e chegamos a 32,4 libras de concreto .
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 5: Mistura de borracha




Suprimentos:
Luvas de borracha
(2) baldes de 5 galões
Furadeira com fio de 1/2 "
Anexo de Mistura
Escala
Espátulas para raspar balde
Cobertor de gás seco Poly Purge (ajuda a prolongar a vida útil da borracha não utilizada)
(15 lbs.) Borracha de poliuretanoBorracha para moldes:
Existem muitos tipos de borracha para moldes (Polytek e Smooth-On são ótimos produtos). Para este projeto, usamos borracha de poliuretano Polytek 75-60 . O número 60 se refere à dureza Shore da borracha, que é uma dureza intermediária. Um número mais baixo significa uma borracha mais macia e um número mais alto significa uma borracha mais dura. Neste caso, precisamos que a borracha dobre, mas ainda mantenha sua forma, então uma série 60 deve funcionar bem.
Esta borracha de molde tem 2 partes em uma proporção de 1: 1. Misture 1 parte A com 1 parte B, por peso.

Mistura de balde duplo:
A Parte A e a Parte B são primeiro misturadas em um balde de 5 galões (branco nas fotos). Em seguida, eles são transferidos para um segundo balde de 5 galões (cinza nas fotos). Uma maneira de garantir que nenhum material não misturado chegue à forma final é usar a técnica de mistura de balde duplo.

Pesar o mais fluido Parte B: A
Parte B da série Polytek 75 é mais fluida do que a Parte A. Pesar primeiro tornará um pouco mais fácil raspar as laterais do balde após a Parte A ter sido adicionada. Este molde demorou 7,5 libras. ou Parte B.

Adicione a Parte A ao mesmo balde:
Adicione 7,5 lbs. da Parte A para um total de 15 libras.

Primeira Mistura:
Misture a Parte A e a Parte B usando a furadeira com fio. Raspe as laterais e o fundo do balde com a espátula e continue batendo por alguns minutos.

Segunda mistura:
despeje a borracha no segundo balde de 5 galões e retome a mistura. Raspe as laterais e o fundo do balde como antes. O tempo total de mistura não deve ser superior a 7 minutos.

Tempo de Trabalho:
Após a mistura da borracha, comece a despejá-la na forma. Não há tempo para ficar parado ou limpar coisas!

Limpeza:
Limpar a borracha é realmente muito divertido, porque ela irá descascar depois de algumas horas.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 6: despejando borracha






Superfície de trabalho:
Certifique-se de que a mesa / superfície de trabalho esteja nivelada. Se a mesa não estiver nivelada, a borracha se acomodará para um lado e ficará irregular.

Derramando borracha:
despeje de um lugar e deixe escorrer para fora. Vertendo de vários lugares criará mais bolhas de ar. Use uma espátula para mover a borracha até as bordas do formulário. O tempo todo, você está tentando não criar bolhas de ar extras, então tente minimizar quaisquer movimentos turbulentos. A espessura total deste molde é de 1 ", com cerca de 1/4" cobrindo o positivo. Procure quaisquer bolhas de ar grandes que estão vindo à superfície e use a espátula para arrastá-las e estourá-las.

Quando a borracha está na altura máxima, você pode borrifar o lado posterior com liberação de forma para derrubar quaisquer bolhas na superfície.

A borracha começará a configurar relativamente rápido, em cerca de 10 minutos, então seja eficiente ao preencher o formulário. Ele precisa curar em temperatura ambiente e estará pronto para desmoldar no dia seguinte. Se você tentar desmoldar muito rapidamente, a borracha pode mudar de forma porque não está totalmente curada.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 7: Desmoldagem do molde de borracha





Desmoldagem:
Remova as paredes do formulário primeiro. Em seguida, corte o selo de silicone com uma lâmina de barbear, se necessário. Afrouxe a borracha puxando-a e puxe-a com cuidado para fora do positivo.


Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 8: Preparação do molde para fundição




Superfície plana e
nivelada : Certifique-se de que a superfície de fundição esteja perfeitamente plana. Coloque um pedaço de madeira compensada, se necessário - qualquer resíduo deixado sob a forma de borracha fará uma divisão na peça acabada. Se a superfície não estiver nivelada, a espessura da peça será irregular.

Desmoldante:
Se os moldes de borracha são novos e esta é a primeira vez que estão sendo usados, o desmoldante não é necessário, desde que tenha sido usado na fundição inicial da borracha. Depois disso, borrife os moldes com uma leve camada de desmoldante Pol-Ease.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 9: Mistura de concreto reforçado com fibra




Mais 3 imagens
Equipamentos e suprimentos de mistura:
Luvas de borracha e máscara de partículas
Balde de mistura de 17 ou 25 galões
Misturador de pá
(1 galão) de ativador diluído
(1) 50 libras. saco CHENG D-FRC Casting Blend (base leve)Ativador:
Adicione 1 galão de ativador diluído (1 parte de ativador: 4 partes de água) a um balde de mistura de 17 ou 25 galões.

Pigmento:
Adicione 1 saco de CHENG Smart Color Pigment (Indigo) e bata lentamente. Raspe as laterais do balde com uma espátula e bata mais uma vez.

Mistura de concreto:
Adicione os 50 lb. saco de mistura de concreto e mistura. Raspe as laterais e o fundo do balde com uma espátula, certificando-se de que todo o material não misturado está bem misturado. Adicione mais água se necessário, mas a mistura não deve ficar muito molhada. Depois que a mistura estiver completamente misturada, mova o balde até a forma e prepare-se para lançar.

Consulte o manual de instruções para misturar concreto para obter mais dicas sobre a mistura de concreto reforçado com fibra.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 10: Verter e dobrar o concreto




Despeje o concreto:
Despeje de um ponto e deixe o concreto fluir para fora, em seguida, preencha as áreas restantes e nivele-o com as mãos. A espessura final desta peça é de 3/4 ".

Ao preencher o formulário, ligue o vibrador de mesa ou agite o formulário manualmente para ajudar a afastar as bolhas de ar para a superfície.

Aguarde 20-40 minutos: a
temperatura e a umidade afetarão quanto tempo leva para o concreto reforçado com fibras entrar em um "false-set" (o ponto em que ele pode ser dobrado). Esta peça foi fundida às 4:05 e dobrada às 4:45 em um ambiente de 80 °.

Teste Dobra:
levante uma das pernas para verificar a consistência do material. Se ele cair, não está pronto. Se quebrar na dobra, você esperou muito tempo.

Prenda à moldura ou cubra a forma:
Realmente ajuda ter algumas pessoas para ajudá-lo na próxima etapa.

Se você tiver feito um formulário, pode colocar o molde de borracha nele ou pendurá-lo sobre um formulário.

Neste Instructable, cortamos rapidamente 4 pedaços de madeira compensada e os aparafusamos em seções curtas de 2x4. Cada perna foi erguida enquanto o suporte de madeira compensada era parafusado no lugar. Um parafuso através do molde de borracha e no suporte mantinha as pernas em pé.

Minimize a vibração:
qualquer vibração fará com que o concreto desmorone. Aparafusar os suportes à placa de base não era o ideal. Usar grampos, tiras ou até mesmo fita adesiva funcionará da mesma forma.

Cubra com plástico: Cubra
a peça com plástico de pintor para ajudar a manter a umidade interna durante a cura.

Com esta mistura de concreto, você só precisa esperar 4-6 horas antes da desmoldagem. Em uma peça como essa, esperar até o dia seguinte é uma boa ideia. O concreto terá um pouco mais de tempo e ficará mais resistente quanto mais você esperar, mas normalmente 24 horas é tempo suficiente para curar.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 11: Desmoldagem




Dicas de
desmoldagem : use luvas de borracha durante a desmoldagem. A oleosidade das suas mãos pode deixar manchas no concreto fresco.

Remova os suportes primeiro, depois afrouxe o molde de borracha de cada perna e deixe-o cair na mesa. A peça se soltará facilmente do molde de borracha.

Retire o excesso de concreto das bordas e lixe com almofadas de mão de diamante. Se necessário, esmerilhe a planta dos pés para que a peça fique plana.

Cuidando do Molde:
Limpeza - O molde deve ser limpo após cada uso com um pano macio, água e sabão neutro se necessário.
Armazenamento - Armazene o molde em uma superfície plana, dentro de casa, longe do sol (a luz ultravioleta irá deteriorar a borracha) e talvez com uma leve camada de desmoldante Pol-Ease.

Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 12: Selagem




A etapa final deste projeto é a selagem do concreto. Esta etapa é opcional, mas a vedação ajudará a proteger o concreto contra manchas e preservar o acabamento com o tempo. Existem muitos selantes de concreto disponíveis, mas as instruções abaixo são específicas para o selante de bancada de concreto CHENG e podem funcionar para outros selantes acrílicos à base de água.

Suprimentos de vedação:
Luvas de borracha
(2) Baldes de 1 galão (1 vazio, 1 cheio de água)
(2) Panos de trapos
Seladora de bancada de concreto CHENGOnde selar:
Sempre dentro de casa ou na sombra, quando possível.
Longe do ar em movimento.
Em um local livre de poeira.
Evite qualquer coisa que faça com que o selante seque muito rapidamente. Se o selante secar muito rapidamente, isso pode causar estrias ao ser removido.Processo de Selagem:
Certifique-se de que a peça esteja livre de poeira limpando-a com um pano.
Sature a peça com água limpa.
No segundo balde, misture uma diluição de selador (30% Selador para 70% de água)
Sature a peça com a diluição do selante, deixando-a de molho.
Torça a toalha e limpe o selante.
Trabalhe de forma rápida e metódica para obter um acabamento sem riscos. Conforme o selante seca, ele começa a gelificar e isso pode causar estrias.
Continue saturando a peça com selador e limpando uniformemente.
Repita essas etapas até que a peça passe no teste de gota d'água . Pode demorar até 10 camadas leves de selador, mas todo o processo é rápido e fácil.Para obter informações mais detalhadas sobre a vedação de concreto, consulte o Sealing Concrete Countertops Instructable.

Depois de selada, a peça também pode ser encerada. Isso fornecerá uma camada sacrificial para ajudar a proteger o selador. As peças que ficam ao ar livre não precisam ser enceradas, pois a cera se quebra e precisa de manutenção constante.
Adicionar DicaFaça uma perguntaComenteDownload
Etapa 13: é forte?



Após cerca de uma semana, esta peça deve ter atingido 80% de seus 10.500 psi. força compressiva. Suporta facilmente (8) 50 lb. sacos de mistura de concreto (400 libras) e continuarão a ficar mais fortes. O peso real que ela pode suportar é desconhecido, mas a mistura é bastante forte, mesmo com apenas 3/4 "de espessura! Com uma resistência à flexão de 1500 psi. Após alguns dias de cura, esta peça vai realmente dobrar antes de quebrar.

10 Comments:

Unknown disse...

legal, gosto de criar, tudo que tenho foi criado por mim ou modificado, parabens a equipe do clude

Anônimo disse...

Muito interessante e didático. Moro em Curitiba e gostaria de saber onde comprar o Pigmento para concreto Cheng inteligente Cor Pigmento (Indigo) ou produto semelhante. Desde já agradeço

Tânia Reis disse...

demais.. vou tentar

Tânia Reis disse...

demais.. vou tentar

Unknown disse...

Gostaria de tentar...
Onde posso comprar esse tipo de concreto aqui em São Paulo?

Unknown disse...

Bom dia a todos,moro em Florianópolis Santa Catarina,eu estou querendo fabricar peças em concreto tipo bancada para cozinhas e banheiro e gostaria de saber sobre qual usar para proteção. Já usei a resina hidronorte será que é a ideal ou tem outra melhor.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma mesa de concreto onde uma lateral iria ser fixada na parede e a outra curva para fazer a base no chao.Somente com armaçao de ferro ,ela suportaria o peso?

gerexecutivo@gmail.com disse...

bom dia

Gostaria de uma orientação de como fazer um molde de concreto refratário para forno de pizza.

meu e mail: gerexecutivo@gmail.com

gerexecutivo@gmail.com disse...

bom dia

Gostaria de uma orientação de como fazer um molde de concreto refratário para forno de pizza.

meu e mail: gerexecutivo@gmail.com

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010