Metacaulim

O metacaulim é uma adição mineral de alta eficácia para concretos e produtos à base de cimento Portland, destinado a inúmeras aplicações na construção civil em geral, largamente utilizado na Europa, Estados Unidos e Ásia, conferindo inúmeras vantagens.


O Metacaulim HP é um produto procedente de matérias-primas criteriosamente selecionadas, que passam por um rigoroso processo de fabricação totalmente controlado, ao contrário de outras adições minerais que normalmente são rejeitos industriais secundários e que não possuem controle de produção específico.


1 – O Metacaulim HP é um substituto da sílica ativa?
Sim, na grande maioria das aplicações o Metacaulim HP pode ser usado como substituto direto da sílica ativa, nas mesmas proporções de dosagem.

2 – Qual a dosagem de Metacaulim HP recomendada?
A quantidade ideal de Metacaulim HP a ser usada depende do tipo de cimento e finalidade do concreto, e em geral situa-se entre 4 e 12% sobre o peso de cimento.

3 – O Metacaulim HP tem reação de endurecimento quando em contato com água?
Não, o metacaulim não provoca reações de endurecimento como é o caso do cimento quando misturado com água. Reage quimicamente somente em presença de pasta de cimento e água, por isso o prazo de validade do Metacaulim HP é bem mais prolongado.

4 – A utilização do Metacaulim HP em concretos sempre requer algum tipo de aditivo superplastificante?
Não, o Metacaulim HP pode ser usado mesmo sem a presença de qualquer outro aditivo na mistura, entretanto é aconselhável o uso de aditivo redutor de água para máxima eficácia do produto.

5 – O Metacaulim HP é rejeito industrial tal como a sílica ativa?
Não, o Metacaulim HP é um produto primário, que passa por processo de fabricação altamente controlado. O único resíduo proveniente da produção do Metacaulim HP é vapor de água, lançado diretamente na atmosfera sem qualquer dano ao meio ambiente, e outros materiais cerâmicos inertes que são devidamente reciclados.

6 – Outros países utilizam o metacaulim de alta reatividade?
Sim, o metacaulim, comumente conhecido por metacaulim de alta reatividade, tem sido utilizado com sucesso em diversos países tais como Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Espanha e China há muitos anos.

7 – Existe norma brasileira que especifica o metacaulim?
Por se tratar de uma pozolana de alta eficiência, o metacaulim se enquadra
na norma brasileira de materiais pozolânicos NBR 12653 e a americana ASTM
C-618.

8 – Quais os cuidados devem ser tomados no manuseio do Metacaulim HP?
Por se tratar de um pó muito fino, o Metacaulim HP deve ser manuseado por funcionários devidamente equipados com máscara facial com elemento filtrante e óculos protetor. Aconselha-se também o uso de luvas, apesar do metacaulim não ser prejudicial à pele, já que não reage quimicamente em presença de água ou umidade. No caso de reações alérgicas cutâneas ou em contato com os olhos, boca ou nariz, o local deve ser lavado com água em abundância imediatamente até a remoção total de qualquer resíduo.

6 Comments:

Unknown disse...

BOM DEMAIS , CLUBE DO CONCRETO E MINHA SALA DE AULA E RUY O MEU PROFESSOR

Unknown disse...

Metacaulim entra como adição ou em substituição do cimento?

Anônimo disse...

Paulo Henrique, o Metacaulim entra como adição, assim como a Sílica Ativa. Não é um aglomerante como o cimento.

Soldado da Pátria disse...

Aonde encontro para compra no RJ?

Soldado da Pátria disse...

Aonde encontro para compra no RJ?

Unknown disse...

Caso alguém tenha interesse em comprar em PE só entrar em contato pelo e-mail julianecb.paixao@gmail.com

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010