Passo a Passo do Contra-piso

14 de dezembro de 2013

Amigos, fazer um piso ou laje com nível zero-zero pronta para assentar as cerâmicas é muito difícil devido a falta de empresas qualificadas e o custo.Por isso, é ainda muito comum, principalmente em obras menores a execução do contra-piso.

O contra-piso é a execução de um piso regularizador de superfície de espessura entre 3cm e 4cm, para, em seguida, iniciar o assentamento da cerâmica.

Pré-aplicação:
1. Os pontos de nível do piso (taliscas) já devem ter sido executados anteriormente com o auxílio de um nível a laser ou mangueira de nível;

2. Lavar bem a superfície, de preferência com lavadora de alta pressão;

3. Macete 01: Aplicar uma nata de cimento com “Bianco” (da Vedacit) ou “SikaChapisco” (da Sika) para aumentar a aderência do contra-piso.

Prepar o traço de argamassa: a argamassa para contra-piso é mais seca, tipo polvilhada, com traço 1:3. (cimento, areia). A areia ideal é a média que deve ser peneirada para tirar os excessos de pedra.
 
Mestrar o contra-piso: aplique os primeiros traços de argamassa ao longo das mestras para ir mestrando o piso. Não deixe de compactar a argamassa com um soquete de madeira.
 
Aplicar e compactar a argamassa: vá aplicando a argamassa e espalhando-a entre as mestras. Em seguida compacte com um soquete de madeira para adensar. É necessário fazer essa compactação porque o traço da argamassa é bem seco.
 
Desempenar a argamassa: Com a régua de alumínio vá desempenando acompanhando as mestras formando os panos prontos de contra-piso.
  
Resultado Final do contra-piso: Uma superfície plana com rugosidade suficiente para receber a argamassa e assentar as cerâmicas.
Com o contra-piso executado agora é esperar a cura de 07 dias para entrar com o assentamento das cerâmicas.

Macete 02: Não deixe de molhar um vez por dia o contra-piso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície.

Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contra-piso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sugeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010