Rachaduras no concreto

O fenômeno rachaduras

Quando colocado concreto tipicamente contém mais água do que é necessário para a hidratação do cimento. À medida que o concreto endurece e começa a perder o excesso de água, encolhimento começa. Se o concreto é desenfreada, sem rachaduras irá se desenvolver. Mas é praticamente impossível de suportar uma estrutura de qualquer tamanho apreciável, sem alguma restrição.

O fenômeno de craqueamento é complexo e depende de uma série de coisas; taxa e a quantidade de secagem, encolhimento de secagem, resistência à tração, tensão de tração, fluência, elasticidade e outros fatores.

Enquanto a maioria dos tipos de craqueamento não afetam a estabilidade estrutural ou durabilidade, todas as fendas são feias e em casos extremos de craqueamento pode reduzir a utilização e utilização da estrutura. Por esta razão, rachaduras devem ser mantidas a um mínimo.

No laboratório, os testes de retração por secagem são os mais facilmente e mais frequentemente realizados testes em relação ao encolhimento problemas / rachaduras. No entanto, às vezes há muita ênfase na retração por secagem do concreto endurecido como critério de susceptibilidade a rachaduras.

Secagem encolhimento só é influenciado por muitos fatores - relação água / cimento; quantidade, finura e composição do cimento; composição mineral, rigidez, forma, textura da superfície, e classificação do agregado;características e quantidade de qualquer mistura; tamanho e forma da massa de concreto; e as condições de umidade e temperatura.

As medidas preventivas no momento da colocação e cura continuam a ser os melhores meios de minimizar rachaduras.

Alguns tipos e causas

Na maioria dos casos em que as rachaduras aparecem em concreto o crack pode ser identificado ea causa de rachaduras estabelecida. Uma extensa pesquisa realizada revelou que fissuração do concreto pode ser atribuído ao seguinte:

construção e supervisão de problemas - aprox. 36 %
criar defeitos aprox. 27 %
condições ambientais (temperatura, umidade, etc) - aprox. 21 %
qualidade dos materiais - aprox 17 %

Além disso todas as fissuras podem ser agrupados em duas categorias gerais:

rachaduras que ocorrem antes e durante o endurecimento
rachaduras que ocorrem após o endurecimento do concreto

Reconhecendo Cracks


  • Fissuras de retração evitar cortando juntas de contração ao longo das linhas pontilhadas
  • Fissuras de retração causada pela concentração de tensões nos cantos - prevenir, colocando junta de expansão ao longo da linha pontilhada, ou utilizando aço de reforço
  • Rachaduras causadas pelo movimento de liquidação de sub-grade ou fundamentos
  • Rachaduras devido à exigente sob a laje através de má drenagem de sub-grade
  • Fendas de expansão evitar colocando juntas de dilatação em linhas pontilhadas
  • Fissuras de retração nas seções de penas. Seções estreitas penas devem ser evitados
  • Fissuras de retração de plástico, devido à perda rápida de água para secar sub-grade ou para a atmosfera
  • Fissuras de retração em cantos de portas e janelas evitar através da utilização de reforço de aço ou (em sólidas paredes de concreto) por colocação cuidadosa de baixa queda concreto



Dentro Fora


Rachaduras antes e durante o endurecimento

Fendas de encolhimento de plástico ocorre quando a velocidade do vento, umidade relativa baixa, de alta temperatura ambiente, ou uma combinação de todos os três, fazer a água evaporar-se a partir de uma superfície de concreto mais rápida do que ele pode ser substituído por sangramento para a superfície.

A evaporação rápida que faz com que esta quebra pode ser verificada por quebra-ventos, sombreamento e tratamentos de superfície.fissuras verticais podem ser causados ​​pela liquidação de concreto ao redor barras de reforço. Tais rachas ocorrem quando o concreto perto da superfície tem um conjunto parcial, enquanto o resto do concreto ainda é capaz de resolver.

Cracking deste tipo podem ser identificados por um teste padrão que se segue de reforço. Assim fissuras podem frequentemente ser impedida por revibração de concreto. Inclinada rachaduras às vezes aparecem quando as partículas do agregado mineral perto da superfície formam um esqueleto em que pasta de cimento podem se estabelecer e separar uma vez, vibração e revibração irá reduzir ou evitar rachaduras. relativamente pequenos movimentos nas formas nas fases iniciais de endurecimento vai causar rachaduras.

Inchaço ou abaulamento de madeira, brota das unhas, uso desajeitado ou excessiva de vibradores são as causas mais comuns de movimento de forma, resultando em rachaduras irregulares. fendas largas, às vezes estendendo-se através da laje, quando ocorrer sub-grade desaparece antes de concreto desenvolveu força. Isso pode ocorrer porque a sub-grade não está nivelado e bem compactado, ou é enlameada, ou é instável por qualquer outro motivo.



Típico de três ramo de crack plástico, causado pela perda muito rápida da água logo após concreto foi finalizado

Quando o concreto cai sobre obstruções, tais como barras de reforço, as rachaduras podem aparecer ao longo da superfície acima da obstrução. Evite isso usando baixa queda concreto e vibrando bem em toda a profundidade das formas

Abaulamento Ligeira ou deslocamento das formas pode causar rachaduras.Normalmente, a superfície de concreto será ligeiramente distorcida se forma mudou

Desigual sub-grade, ou ruptura de qualquer cobertura sobre subleito pode permitir concreto para mudar, enquanto a resolução. As rachaduras profundas geralmente resultam.


Rachaduras após endurecimento

Esta categoria abrange o desempenho do concreto, cuja forma não pode mais ser alterado sem danos Inclui rachaduras causadas pela secagem encolhimento, assim como aqueles que resultam dos movimentos de temperatura que ocorrem em todos os materiais expostos aos elementos. A não ser que a estrutura o permitir movimentos de seus membros, sem o desenvolvimento de tensões excessivas, fissuras importantes, muitas vezes pode ocorrer.

Aparecer fissuras após endurecimento pode resultar da excessiva flutuante que tende a extrair água e cimento para a superfície, o qual compreende, em seguida, sujeita a esforços de concreto fraco elevado encolhimento. Mais frequentemente, resultam de má cura. Outras rachaduras que ocorrem após o endurecimento pode ser causada por falta de reforço adequado em cantos, profundidade insuficiente de concreto sobre curvas em reforço, nidificação de reforço de aço no concreto, a falta de expansão e juntas de contração.

Slots e articulações encolhimento rachaduras nem sempre podem ser evitadas, mas eles podem ser controlados fazendo planos de fraqueza para estabelecer a direcção de fissuras quando ocorre contracção. Isto é feito cortando ranhuras de um terço da espessura das placas, e é feito logo que o concreto seja forte o suficiente para resistir a danos causados ​​pela serra. Cracking, se ocorrer, será então ocorrer nitidamente abaixo da linha do slot. (Se o corte fica muito mais tarde do que o ponto de tempo mencionado, fissuras superficiais podem aparecer de repente, desviando a linha de corte.)

As fendas de contração deve ser cortado em pontos lógicos de estresse em caminhos, em intervalos de ½ a 2 metros ( caminhos leves podem ser marcados com um edger duplo); em calçadas ou grandes pisos, em intervalos de 5 a 7 metros.Onde o chão é dividido em compartimentos por colunas, as articulações podem ser colocados de coluna a coluna para uma melhor aparência (ver ilustração).

No entanto, eles não devem ser mais de 7 metros de distância a não ser que contêm placas de aço de reforço substancial. As juntas de dilatação, ou juntas de isolamento, geralmente consistem em pré-moldado de alcatrão de 10 mm de espessura de material, tão profundas quanto a laje, e enquanto a laje. Eles devem ser colocados onde os caminhos ou calçadas se encontram, e onde lajes atender a uma base da coluna, parede, ou qualquer outra massa que irá resistir a expansão nessa direção (ver ilustração).


Juntas de contracção cortar um terço da profundidade da contracção livre autorização laje e ajudar a estabelecer a direcção de qualquer fraccionamento

Um método padrão de contração posicionamento e juntas de dilatação em um piso dividido em compartimentos por colunas

Água - Adicionado e evaporou

Para que possa ser vertido e trabalhado, quase todo o concreto contém mais água do que é necessário para a hidratação do cimento. A adição de água ao concreto pronto aumenta a probabilidade de segregação e sangramento excessivo, o que fará com que a superfície de concreto a ser poroso, fraco e propenso a quebrar. Por outro lado, durante a cura, a evaporação demasiado rápida de água a partir da superfície fará igualmente a superfície propensa a quebrar, e pondente, de nevoeiro de pulverização, ou tampas de retenção de água deve ser aplicada continuamente ao longo do processo. Eterno problema do supervisor é fazer com que seus homens entender que muita água na fase colocação é tão prejudicial como muito pouco na fase de cura.


Resumo:

A maioria das fissuras ocorrer dentro de 2-3 dias após o concreto ter sido colocado. Estas são medidas preventivas que minimizem rachaduras nesse período:


  • ver que sub-grade é bem compactado
  • verificar que a forma de trabalho é firme
  • garantir que o trabalho sub-grade e forma são úmidos antes de derramar
  • não adicionar água ao concreto pronto na colocação
  • compacta de baixa queda mistura bem
  • cortar juntas de contracção suficientes para permitir a retracção
  • fornecer juntas de dilatação, quando necessário
  • iniciar a cura mais rapidamente possível
  • manter a cura adequada para um período adequado.

Através da utilização dos procedimentos nesta publicação e, exercendo o cuidado adequado você vai obter o melhor desempenho do concreto Usinado. Os laboratórios desta usina de concreto têm treinado pessoal técnico que estão disponíveis para responder a quaisquer questões técnicas que você pode ter e ajudar na elaboração de misturas de concreto especificamente para suas necessidades.


http://www.ahlconrmc.com/concrete_resources.php

1 Comments:

Anônimo disse...

google translate, bom, obrigado pelo link original, difícil compreender do jeito que está.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010