Técnicas Práticas de Cura do Concreto

27 de junho de 2014

Técnicas de cura

A cura é a proteção do concreto fresco de evaporação e temperaturas extremas que podem afetar negativamente a hidratação do cimento. Se o concreto é para ganhar resistência e durabilidade potencial deve ter -Água suficiente para a hidratação do cimento, e a uma temperatura favorável para manter esta reação química a uma taxa rápida, contínua.

Para garantir a existência dessas condições, o concreto deve ser protegido contra as influências nocivas do vento, sol e tempo variável. Como 23 ° C é considerada a temperatura ideal para a hidratação, é desejável manter a temperatura do concreto na ou sobre esta figura como a cura prossegue.

Técnicas de cura de concreto se dividem em dois grupos - os que se destinam a evitar a perda de água, tais como a aplicação de membranas impermeáveis; e aqueles que fornecer umidade ao longo das fases iniciais do processo de hidratação, tais como a formação de poças ou a aplicação de areia molhada ou juta.

Seleccionar o método de cura é geralmente uma questão de economia, mas uma outra consideração é que o método utilizado deve provocar o mínimo de interferência de outras operações no site

A evaporação a partir do concreto recentemente colocado no local

O gráfico mostra os efeitos da temperatura do ar, umidade, temperatura de concreto, e a velocidade do vento em conjunto com a taxa de evaporação de água a partir de recém-colocada e desprotegido concreto.

Exemplo:

Com a temperatura do ar a 25 ° C
Com umidade relativa de 40%
Com uma temperatura do concreto a 25 ° C
Com uma velocidade do vento de 20 km / h, a velocidade de evaporação seria 1,1 kg / m² h. A linha destacada traça o exemplo descrito acima. O nomograma pode ser utilizado para o cálculo de taxas de evaporação, se outras variáveis ​​são conhecidas.

Para determinar a taxa de evaporação a partir do gráfico entrar no gráfico, à temperatura do ar (neste caso 25 ° C e se mover verticalmente para intersectar a curva para a humidade relativa encontrado - aqui de 40% A partir deste movimento ponto horizontalmente para a respectiva linha de temperatura do concreto. - aqui 25 ° C. Mova verticalmente até a respectiva curva de velocidade do vento e na horizontal para a esquerda para cruzar a escala para a taxa de evaporação.

Problemas com quebra de plástico é, potencialmente, na tomada quando a taxa de evaporação excede 0,5 kg / m² h.

Quando a taxa de evaporação excede a 1,0 kg / m² hr medidas de precaução para evitar o encolhimento de plástico são quase obrigatórios.


Materiais de retenção de água

Química ou membranas líquidas estão ganhando popularidade porque eles são fáceis de usar. Elas podem ser aplicadas à mão ou sprays de energia.

Estas membranas vêm em quatro categorias gerais: à base de água;clorada de borracha baseado; resina de base e base de PVA.

Além da classificação acima, os compostos de cura pode ser adquirido em três tipos diferentes: Tipo 1 é límpida e translúcida sem corante; Tipo 1-D clara e transparente com a cor fugaz; Tipo 2, como pigmento branco.

Os tipos claros geralmente preferidos para superfícies que devem ser arquitetonicamente atraente tem uma grande desvantagem; é difícil determinar se cobrir uma área do concreto completamente.

Compostos branco refletir os raios do sol, reduzindo a temperatura da superfície do concreto. A cor branca fará com que as áreas cobertas facilmente distinguíveis. Depois de alguns dias de exposição à luz solar directa, a cor vai desaparecer. Quando seca, de um composto de membrana forma um selo de vapor sobre a superfície, e a dureza da película selante, quando seca, são factores importantes.

Membranas químicos ou líquidos reduzir a evaporação por estar no concreto.

Deverá ser tomado cuidado na seleção de uma membrana de revestimento apropriado, em que a compatibilidade com o revestimento aplicado a intenção do concreto deve ser tida em conta.


Barreiras mecânicas

O uso de papéis de construção à prova d'água ou filme plástico (folhas de polietileno) também irá impedir a evaporação da umidade do concreto.

Folhas de polietileno pigmentado fornece um meio de cura boa, pois é impermeável à umidade, luz no peso, e pode ser re-utilizado em boas condições.

Folhas de plástico também tem a vantagem de flexibilidade. É fácil de se dobrarem sobre formas complexas, e o progresso da cura e da condição do concreto pode ser verificado facilmente em qualquer momento.

Qualquer material utilizado como barreira para a evaporação deve ser colocado sobre o cimento, assim que a colocação de que não irá causar danos na superfície. As bordas do material que se sobrepõem várias polegadas, e deve ser hermeticamente fechado com areia, fita, mastique ou tábuas de madeira.É uma boa prática - embora não sempre seguidas - para umedecer a superfície do concreto com um pulverizador de atomização de água imediatamente antes da colocação do laminado no concreto. 

Barreiras mecânicas devem ser colocados sobre o concreto, logo que a superfície for definido.

A adição de água de cura

Teoricamente, inundações, ponding ou névoa de pulverização são melhores do que os métodos de retenção acima mencionados. Mas eles nem sempre são práticos por causa das condições de trabalho.

Em estradas, pavimentos ou pisos, o método de inundações ou ponding é simples. Uma pequena barragem de terra ou outro material de retenção de água é colocada em torno do perímetro da superfície e a área fechada é mantida inundada com água.

Pulverização contínua com água, enquanto um pouco mais fácil de controlar do que a formação de lagoas, está sujeito a tais dificuldades como entupimento do bico e perda de pressão da água. No método de pulverização a água é forçada através de tubos horizontais, para diversos locais e para fora através de bocais que dispersam-la sobre a superfície do concreto.

Nebulização é essencialmente o mesmo, mas os bicos de entregar uma mais fina, neblina como spray.Ambos os métodos são afetados por mudanças na velocidade do vento, que podem reduzir consideravelmente a sua eficácia.Cuidados devem ser tomados para evitar grandes diferenças de temperatura entre a massa de concreto e meio ambiente cura , de modo a evitar a potencial quebra devido a gradientes de temperatura no interior do concreto. Isto é geralmente conhecido como craqueamento choque térmico. 

Inundações com água é eficaz, mas pode ser impraticável em alguns sites


Tampas de absorção


Um meio de absorção, como areia, juta ou lona vai reter a água na superfície do concreto durante a cura progride.

Qualquer tal meio deve ser mantido úmido constantemente durante o período de cura, pois, se é permitida a secagem, a cobertura em si vai absorver a umidade do concreto.Secagem Alternate fora e molhar a tampa pode causar rachaduras. o uso de serragem como cobertura não é aconselhável, pois tem de vez em quando retardou o endurecimento do concreto através da ação de açúcar na seiva ainda presente na serragem.

A água pode ser mantida por mais tempo, com uma tampa de absorção.


Concreto estrutural

A cura do concreto estrutural não apresenta tantos problemas como pode ser experimentado na cura de lajes grossas ou calçadas, pois as superfícies expostas são geralmente menores.

Muitas estruturas de concreto receber nenhum outro do que a efectuada por formas deixando no lugar durante vários dias de cura. O valor de isolamento de cofragem é auto-evidente, mas como uma fôrma média de cura é eficaz apenas para o primeiro dia ou assim. Como secagem prossegue, o vapor de água pode escapar ao longo das lacunas entre as formas e concreto, bem como através de espaços entre as placas.

Se as formas é ter uma função de cura completa, deve ser mantida continuamente úmida.

As superfícies expostas da estrutura devem ser cobertos com lonas, folhas de plástico ou de papel impermeável, e manteve molhado.

Quando uma estrutura de concreto é construído sem a proteção de qualquer tipo, o concreto que está sendo deixado endurecer enquanto exposta por voltas da luz solar, as temperaturas à noite, o vento ea chuva, a força inferior e durabilidade do concreto resulta frequentemente.


Razões para a cura


Para resumir as vantagens do controle cuidadoso de umidade e temperatura de cura:

  • A resistência do concreto aumenta com a idade, se as condições de cura são favoráveis. A resistência à compressão do concreto adequadamente curada é de 80 a 100 por cento maior do que a resistência do betão que não foi curada a todos.
  • Superfícies de concreto devidamente curada vestir bem.
  • Secagem, encolhimento, rachaduras é reduzida.
  • Maior estanquidade das construções está garantida.

Pontos a ter em mente quando a cura:

  • Iniciar a cura de operações o mais rapidamente possível após o concreto ter sido colocado.
  • Para cura adequada concreto precisa de umidade.
  • Continuidade na cura é uma obrigação; alterações de molhagem e secagem promover o desenvolvimento de rachaduras.
  • Se durante a cura do concreto é permitido para secar - como pode acontecer em clima quente - a química pára no ponto onde o concreto perde sua umidade.
  • A temperatura de cura ideal é de 23 ° C.
  • Cura de concreto por pelo menos 7 dias.

O ciclo vicioso na cura inadequada deve ser óbvia. Se a água evapora-se o suficiente do concreto antes de ter atingido a sua intensidade máxima, não haverá água suficiente remanescente no concreto para hidratar completamente o cimento e assim conseguir que a força máxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010