Escolha do % retido para calculo do DMT

Primeiro para uma revisão veremos as diferenças de DMC (dimensão máxima característica) e DMT (dimensão máxima teórica):  

-Dimensão máxima teórica (DMT) é a medida exata na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada exatamente igual a 5% em massa ou de outro valor a que se venha adotar.
    -A dimensão máxima caraterística (DMC) de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.
      Logo a diferença é que para o DMT é a medida exata da dimensão no valor retido e o DMC é o valor imediatamente igual ou inferior.

      Agora devemos escolher o percentual do máximo retido para ser determinada a dimensão máxima teórica-DMT. Este percentual tem relação direta com a textura superficial do produto em concretos semi-secos, com o percentual retido maior se afina qualquer tipo de mistura. 

      O percentual retido a ser utilizado depende do equipamento de produção que está sendo utilizado e do tipo de concreto a ser produzido, se é concreto plástico ou concreto semi-seco:

      Para concreto semi-seco:
      1- O tipo de equipamento é quem define o percentual retido, equipamentos que possuem grande força de prensagem e com vibrações bem enérgicas (o que melhora o aspecto visual do produto), trabalham com percentual retidos menor. Existirá aumento do consumo de cimento se for aumentado o percentual retido, isto é devido ao aumento do consumo de água porque irá existir uma maior área específica para se molhar na mistura.
      2- Para se escolher este percentual retido podem ser realizados vários traços com os percentual retido variados com a finalidade de ser escolhido o acabamento desejado, para isto se chega a adotar percentual máximo retido em até de 20%.

      Em pavers tenho utilizado um percentual retido de 15%,  mas depende muito do equipamento.Quando se aumenta o percentual retido, o valor do DMT diminui fazendo uma concordância parabólica com menores dimensões dos grãos, o que conduz a superficies mais lisas no caso deste concreto. 

      Para blocos para a adoção deste percentual retido deve ser levado em consideração o tipo de acabamento desejado, mas lembrando que para blocos de elevada resistência o acabamento não é exigido e é conflitante o produto com ótimo acabamento junto com resistência elevada. 

      Para concretos plásticos:
      o percentual máximo retido deve ficar em aproximadamente 5%, aumenta-se este valor se houver limitação por efeito de paredes, onde se aumenta o percentual retido para diminuir seu teor de grãos maiores. 

      0 Comments:

       
      Clube do Concreto . | by TNB ©2010