Revisando: Crise? (planilha financeira)

25 de dezembro de 2015

Reviso este artigo sobre CRISE, para quem me acompanha tenho publicado diversos assuntos sobre gestão, alguns leitores não sabem o motivo disto, mas agora chegou a hora de se utilizar o aprendizado dessas lições. Não sou um Expert no assunto, mas vivenciei muitas crises e vou tentar dizer humildemente o que tenho aprendido. 

Em algumas indústrias chegaram na crise por escassez de recursos. Antes de mais nada: manter a calma. É hora de ter cautela, atenção, sensatez e uma grande disposição para ajustes que serão necessários para sair deste tipo de crise. Lembre-se que qualquer a crise, esta será menos sentida por empresas com uma boa gestão. 

O esforço para se obter uma boa gestão deverá ser feito em todos os departamentos da indústria, seja comercial, financeiro ou da produção onde o esforço deve ser redobrado devido a queda de receita e ainda ficar atento porque os compradores irão fazer uma pressão para redução de preços por haver uma maior oferta de produtos no mercado.

Quem não se esforçou para fazer uma boa gestão durante o boom de vendas agora o terá de fazer sem vendas, ou seja, com receita financeira bem mais escassa. 

-No setor Comercial as alternativas devem ser pensadas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. É importante que o empreendedor procure obter o máximo de informações sobre como se mantém os setores de atuação das grandes empresas para as quais ele vende para não ser pego de surpresa com uma queda brusca de vendas. Ele deve procurar diversificar ao máximo os clientes, evitar depender de apenas um ou dois grandes clientes. Vender é a prioridade, mais do que nunca, portanto, seja criativo em todas as formas de atrair clientes e de influenciar as suas decisões de compra. A Criatividade com a revisão das lições de casa é um bom inicio para o inicio do processo de uma boa gestão.

-No setor Produtivo deve-se procurar criar novos processos reduzindo custos. Tudo pode ser mudado em qualquer que seja o processo de produção, o seu inicio se dá com MEDIR.

Veja a publicação da importância de Medir:

Que tal cronometrar seu processo produtivo? 
Este é um bom começo para se alcançar o objetivo de se melhorar o que se tem...


Novas linhas de produtos podem ser uma alternativa, mas, muito cuidado com o investimento que devem ser analisado com cautela.

-Mas, Investir ou não investir?
Em momentos de ameaça de crise é natural que o empreendedor fique receoso e evite fazer investimentos. Por conta disso, muitos bons negócios se perdem. As palavras chaves são calma, pesquisa e planejamento. O empreendedor deve avaliar com atenção e cuidado o negócio que pretende investir ou ampliar. É decisivo buscar o máximo de informações possíveis e analisar com muito critério o potencial de vendas do produto ou serviço e tenha clareza de onde estão os consumidores. 

-O principal para o inicio de sair da CRISE é saber o  CUSTO FIXO:

É preciso ser claro em quanto a empresa terá de vender por mês para pagar os Custos Fixos e obter o lucro esperado. Não se deve esquecer o capital de giro necessário para manter o empreendimento funcionando até que ele comece a dar o retorno financeiro planejado.

Sempre vem a ênfase ao CUSTO FIXO, que são os custos que não sofrem alteração de valor independente do volume de produção da empresa.

Você sabe dizer qual é o CUSTO FIXO da sua empresa? Reconheço que as empresas que forneço assistência não tem noção nenhuma, chego a discutir sobre esse assunto me tornando um chato persistente, mas tenho meus motivos....não quero ver ninguem passar CRISE por falta de conhecimento.

Eu pergunto: como gerenciar uma empresa se o proprietário não sabe se a empresa é rentável ou não? como administrar um caos? como gerenciar o que é preciso fazer se só se apaga fogo, parece um quartel dos bombeiros!!!

Que tal iniciar logo e montar a planilha em anexa do IDE - Instituto de Desenvolvimento Empresarial para começar a dar o seu PRIMEIRO PASSO?

Baixe por Minhateca a planilha AQUI 
ou baixe pelo Ebah AQUI 

Não se esqueça de que organizar os registros e conferir esta planilha é primordial para este primeiro passo, lembrar que controlar é a primeira ordem de uma boa gestão. Ser empreendedor é aceitar desafios e buscar soluções viáveis para o equacionamento de problemas, então que tal dar o PRIMEIRO PASSO para resolver este problema?

Depois de montar a sua planilha resta começar o trabalho em sua analise.

Note que Receita menos despesa com a matéria prima menos despesa com a mão de obra direta menos frete e menos impostos/comissões deverão cobrir os seus Custos Fixos se não é prejuízo incontestável

Mas veja o vídeo abaixo, tenha calma e veja até o fim, não se decepcione porque não houve explicação para formação do preço de venda....

Resumo de alguns passos:

-Vender é prioridade. Procure alternativas para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes;

-Tenha sobre absoluto controle suas despesas e receitas;

-Atenção aos custos fixos. Localize e corte todas as despesas desnecessárias;

-Converse com seus funcionários e peça sugestões para diminuir despesas;

-Olho no estoque, veja se ele não cresce com “produtos encalhados”;

-Analise o potencial de venda de seus produtos e aposte naqueles que possuem maior índice de vendas e boa rentabilidade;

-Tente negociar maior prazo de pagamento com seus fornecedores de forma a receber suas vendas antes de ter de pagar os fornecedores;

-Evite contrair dívidas, principalmente em moeda estrangeira;

-Não dependa nunca de apenas um ou dois grandes clientes;

-Nunca faça um investimento sem antes obter o máximo de informações, analisar o potencial do mercado consumidor, o nível de vendas para o retorno e o capital de giro necessário para manter o negócio até que ele comece a dar retorno;

-Evite demitir funcionários. Só o faça se for muito necessário. Você vai precisar de funcionários treinados para enfrentar eventuais dificuldades;

-Procure ganhar produtividade e competitividade, verifique seus preços, margens, custos fixos, processos produtivos. Veja se há algo a ser melhorado;

-Mantenha-se informado sobre os desdobramentos da crise, procure entender como ela deve impactar seus principais clientes;

-Atenção às medidas anunciadas pelo governo, tente entender como elas impactarão no seu negócio. Participe das reuniões em sua entidade empresarial para entender o que acontece com o seu setor de atuação;

-Esteja sempre aberto às mudanças, seja de produtos, processos internos e mercados;

-Fiquem atentas às novas oportunidades, elas sempre surgem em momentos de crise;

-Procure melhorar seus conhecimentos de gestão. 

Como é dito no SEBRAE:
Quem administra melhor enfrenta menos dificuldades nos momentos difíceis.

Eng. Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Muitos outros bons assuntos na Bibliografia que utilizei:
http://meuatendimento.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/financas?codTema=3


1 comentários:

Emilio Morales disse...

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