Porque usar o DPCON ?


Um  determinado traço com uma determinada mistura requer uma quantidade "X" de água para uma determinada trabalhabilidade.

Repare na frase acima quantas vezes aparece a palavra determinada .....

O que quero dizer é simples: Deve-se obrigatoriamente procurar o teor de água de uma determinada mistura realizando um TRAÇO INICIAL, seja chutando por fórmulas ou seja mesmo por intuição, um valor inicial para o teor de água e ir ajustando-o até se obter a trabalhabilidade desejada.

Com este teor de água, que Lobo Carneiro chamou de A% (nada mais é que umidade do concreto fresco) realiza-se quatro traços com este mesmo A% e então fazemos a curva de correlação de a/c versus resistência (ABRAMS) com a ruptura de CP's nas idades desejadas.

Com as curvas encontradas teremos as fórmulas de correlação e então se encontra para qualquer Fcj o fator a/c logo saberemos o traço.

Qualquer que seja o método  de dosagem deve-se fazer OBRIGATORIAMENTE um traço inicial.

Não existe soluções milagrosas ou matemáticas porque as DETERMINADAS são com milhares de variações. 

Enquadrar uma mistura na curva AJUSTADA (pelo DMT) de FULLER/THOMPSON é o caminho matemático e que traz ótimos resultados porque os grãos das misturas se EMAPACOTAM.

Por isso fiz este método DPCON que parece complicado mas é simples e está EMBASADO em todas as teorias dos tecnólogos de concreto atuais e dos antigos (bem antigos).

Só como informação, consigo fazer atualmente com este meu método concretos de Fck=35Mpa (Fcj=41.6Mpa) com 285 kg de cimento por m3 sem adições.


Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

1 Comments:

Lab Concreto disse...

Caro.
Ruy.
Estamos desenvolvendo um equipamento betoneira e misturador simples que,realiza o adensamento,sendo que este equipamento que chamo de Águia ,tem uma esteira com um caixote metálico com uma balança eletrônica para 2000 kg,para pesar todos os agregados conforme traço (Laboratório) inclusive o cimento pois a fração que é adensado não fecha em 1 M3,e inclusive um reservatório para que após verificar a umidade da areia adicionar o volume de água correto, e após o adensamento e verificado o Slump e após isso é enviado direto da betoneira ao local pré determinado sendo que pretendemos trabalhar com o Concreto Auto Adensável,pois o adensável dispensa uso de vibração e diminui a mão de obra,e traz mais qualidade,e também concretos convencional tudo direto na obra,onde teremos um só fornecedor dos agregados e um cimento pré determinado.enfim o cliente fornece todos material(nós realizando a granulometria) e nós realizamos o adensamento e envio ao local determinado,
Quais suas recomendações para o Concreto Auto Adensável.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010