PROJETO E FABRICAÇÃO DO CONCRETO

O objetivo de um TRAÇO PARA O  concreto é o de SE obter uma mistura que tem um mínimo de determinadas propriedades do estado fresco e endurecido E COM o custo de produção mais baixo possível.

As propriedades do concreto endurecido são especificados pelo projetista da estrutura e propriedades do concreto fresco são definidas principalmente pelo tipo de construção e colocação de técnicas e de transporte.

O custo de preparação do concreto depende do custo de materiais, equipamento e trabalho.Entre os materiais, é a quantidade de cimento que define tipicamente o custo final, apesar da utilização de aditivos especiais, pode ter um impacto significativo.

CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS
CIMENTO
O cimento é o material ligante de os vários componentes do concreto. O cimento concreto estrutural deve ser Portland.
Existem vários tipos de cimento Portland.
O cimento utilizado no fabrico do concreto deve ser completamente seco e solto, e não deve possuir grumos.

Para garantir boas condições de cimento, deve ser armazenado em local coberto, seco, com ventilação adequada pode ser conseguida com vigas de madeira colocadas no chão e um deck superior para evitar o contato com o chão dos sacos de cimento colocados acima.

Os sacos de cimento não devem formar pilhas de mais de 10 unidades de altura para evitar a configuração de pressão. 

Mecanismos de armazenamento devem ser fornecidos para permitir a rotação adequada de cimento, para obter o produto mais antigo é sempre acessível para uso imediato, o que geralmente é feito pelo projeto apropriado do movimento dentro do armazém.



Alternativa possível  cimento a granel em vez de cimento ensacado, o que deve ser armazenado em silos de umidade protegidas (silos fechados). A massa de cimento pode ser entre 20% e 25% mais barato que o cimento em sacos, mas requer processos de controle da quantidade de cimento utilizado na construção, para ser medido sempre em peso.
ADICIONADO
Mais de 75% do volume ocupado por agregados do concreto, de modo que as propriedades da mesma têm influência decisiva sobre o comportamento do concreto.

De acordo com o tamanho das partículas, os agregados são classificados em agregados grossos (maior do que 5 mm) e agregados finos (tamanho de 0,07 mm e 5 mm).

Uma boa classificação concretos agregados leva a melhores recursos e mais baratos. Para atingir um tamanho de partícula adequado são misturados em proporções adequadas, pelo menos, dois tipos de agregados.(aconselho três agregados)

Os agregados podem ser utilizados no seu estado natural ou pode provir de um processo de moagem. O agregado graúdo esmagado exposições melhores características de aderência do que agregado natural, de modo que seu concreto pode alcançar uma maior força.Mas isto se requer ensaios contínuos.

Os agregados deve estar livre de partículas orgânicas, sais, siltes e argilas que podem afetar as reações químicas que ocorrem configuração indesejável ou porosidade.

Dependendo do concreto desejado, agregados leves podem ser empregues, normais ou pesado. Podem também ser utilizados agregados artificiais.

ÁGUA
A água utilizada no concreto deve ser de beber, tanto quanto possível ou, pelo menos, devem estar livres de impurezas. Nunca use água do mar. Veja a publicação água de amassamento

ADITIVOS
São compostos químicos, adicionado em pequenas quantidades, modificando as propriedades do concreto. Entre os mais conhecidos são os aceleradores, retardadores, plastificantes, impermeabilização. Os aditivos devem sempre ser testados antes de serem utilizados no local, pela grande variabilidade na qualidade do cimento  que existe.

ESPECIFICAÇÕES DE CONCRETO
As especificações técnicas são o ponto de partida para a concepção de concreto. Entre as propriedades mais importantes a ser considerado, tem-se:
  • Resistência à compressão
  • Trabalhabilidade do concreto fresco
  • Cura velocidade
  • Peso específico
Resistência do concreto
A resistência à compressão do concreto é normalmente quantificada aos 28 dias do lançamento do concreto, embora em estruturas especiais, como túneis, barragens ou quando se utiliza cimentos especiais, pode ser especificado vezes menor ou maior do que os 28 dias. Nos túneis e em fabricas de pré-fabricados é bastante comum a utilização da força de 7 dias ou menos, enquanto que a presa é frequentemente utilizado como uma resistência de referência 56 dias ou mais. No caso do concreto protendido em 24 horas para liberação de pistas e formas.

Resistência do concreto é determinada em amostras padronizadas cilíndricos de 15 cm de diâmetro e 30 cm de altura, transportadas por romper acusações de incremento relativamente rápidos.
A  característica de resistência à compressão de um concreto ( fck ) utilizados na concepção estrutural, é medida em termos de probabilidade, definindo que apenas uma pequena percentagem das amostras (normalmente 5%) podem ter menor resistência do que o especificado, o resultando em que a  resistência média das amostras  é sempre maior do que a resistência característica.
Assumindo uma distribuição normalizada (Gaussiana) de resistência à tração testa-se em cilindros a característica de resistência do concreto pode ser calculado a partir da média de resistência e  desvio padrão (s), utilizando a seguinte expressão:

fc = fm - 1.65sd

A resistência à compressão do concreto normal é dominado pela relação água / cimento (a proporção de água / cimento menor resistência superior) e nível de compactação (maior compactação maior resistência), mas também um fator importante a quantidade de cimento (uma quantidade maior de cimento de alta resistência) e granulometria do agregado (melhor resultado em maior resistência tamanhos de partículas).

Em concreto de alta resistência (f'c> 4o0 kg / cm 2 ), mais do que os fatores acima, é especialmente importante constituinte resistência do material dos agregados (fonte rock), porque este parâmetro impõe um limite máximo de resistência do concreto (resistência do concreto não pode chegar mais alto do que a rocha fonte de agregado graúdo).

Um dos requisitos mais importantes a serem cumpridas por uma laje em zonas de terremoto é sua ductilidade, que no nosso cenário limita o uso de força média concretos de  fm acima de 500 kg / cm 2 , a ser extremamente frágil (tem pouca deformabilidade a gama de comportamento plástico).


TRABALHABILIDADE concreto fresco

Trabalhabilidade é a facilidade do concreto fresco para ser colocado e vibrar em qualquer molde. Baixa trabalhabilidade da mistura do concreto farão existir problemas de compactação do concreto nos moldes, o que pode resultar numa menor resistência.

Trabalhabilidade de concreto é geralmente classificados com base no acordo  Abrams cone ou medição da dispersão diametral na  tabela de fluxo .


Para melhorar a trabalhabilidade, a água pode ser adicionada à resultante diminuição da resistência, ou pode incluir aditivos plastificantes que não irá diminuir a sua resistência final.

Configuração de velocidade de cura
As características da estrutura pode levar à necessidade de se acelerar ou retardar o concreto, o qual pode ser usado com cimentos especiais ou aceleradores e retardadores ou aditivos.


 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010