Dosar para um Fck> 50 Mpa

Parece complicado se dosar concretos com resistência superior a 50 Mpa, mas isso hoje em dia não é bem assim, temos dados disponíveis que facilitam produzir concretos com resistências muito altas. O cimento tem evoluído muito nos últimos anos, temos cimento de classe 40 que hoje atingem mais de 50 Mpa, então porque não utilizarmos tecnologia para dosarmos concretos CAD (concretos de alto desempenho).


Aiticin tem publicado diversas tabelas que nos podem auxiliar ao inicio de uma dosagem de um CAD com os materiais que dispomos. Para um inicio teríamos de obter o fator água/cimento e assim se obter um traço de 1:M.

Observe que temos de utilizar bons aditivos para isso, de preferencia os policarboxilatos. O % a ser adotado aconselho a utilizar para os policarboxilatos um % de aproximadamente de 1% mas sempre é bom fazer uma relação de custo/beneficio com um valor de % mais alto, o que pode parecer dispendioso se utilizar as vezes não o é.....

Quanto as adições, seria utilizado para concretos com Fck na faixa superior, mas nada como fazer dois traços iniciais, um com adição e outro sem adição (para casos de Fck mais baixos).

Posso dizer que tenho conseguido alcançar Fck superiores a 70 Mpa (não é Fcj) sem adições e com cimento do tipo CPIIF40 (alcançando mais de 50 Mpa, em vez de 40Mpa)

Abaixo divulgo uma planilha em Excel com estes dados para que possam iniciar uma dosagem CAD. Esta planilha serviu de embasamento para o concurso do Ibracon para a Faculdade  que ajudei a UFBA - Universidade Federal da Bahia, que obteve muito bons resultados, alcançando segundo lugar em sua disputa.

Link para baixar a planilha, que dispõe de mais alguns dados para facilitar a compreensão:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg9HcAG/fck-acima-50mpa

Depois continuo esta conversa...

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

4 Comments:

Unknown disse...

Dr Ruy.
nessa plan eu entro com fck e ela mim adota um a/c e M ?
ai a partir disso vou fazer meus cálculos de dosagem ?

Unknown disse...

exemplo.
fck 40
a/c adotado 0,37
e o M 5,17.

agora so calcular ?

clubedoconcreto disse...

Sim é isso, mas tem de conseguir alcançar o a/c com ajuste de aditivos e controle do cimento e agregados. Estes parâmetros que foram colocados em fórmulas são os resultados dos estudos de Aiticin em suas diversas publicações.

Eng Ruy ST Guerra

Unknown disse...

O comportamento do concreto estrutural até 50 MPa de resistência à compressão pode ser baseado nas mesmas equações de equilíbrio. Já o concreto estrutural com resistência à compressão maior que 50 MPa possui um comportamento que varia dependendo de sua resistência.
Isso é correto afirmar?

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010