Como construir um tanque de ferrocimento (Alemanha)


Os tanques de ferroped são usados ​​em muitas regiões do mundo como tanques de armazenamento de água. A tecnologia de baixo custo é simples, durável e reprodutível.

Antes de construir as paredes e o telhado do tanque, deve haver uma base sólida no lugar. Esta base deve ser nivelada e permitir a drenagem abaixo da estrutura do tanque. A base também deve ter uma barra de viga saliente para que a moldura da parede possa ser seguramente conectada.

O tanque deve ser adequadamente dimensionado para explicar o fluxo de água dentro e fora do tanque, o volume desejado de água a ser armazenado e o tamanho da população da comunidade de usuários. Os cálculos de dimensionamento variam e devem ser concluídos em uma base específica do projeto.

Estas instruções são diretrizes gerais para a construção de tanques de ferrocemento. As adaptações no campo são muitas vezes necessárias e o desenho do conhecimento e expertise local é inestimável.

1
Instruções de Construção de Parede

  1. 1
    Corte o fio de frango / malha de arame hexagonal usando os cortadores de fio. O tamanho do tanque ditará os tamanhos necessários da malha.
  2. 2
    Corte a malha eletro-soldada usando os cortadores de parafusos. O tamanho do tanque ditará os tamanhos necessários da malha.
  3. 3
    Coloque o fio de frango e a malha eletro-soldada plana para criar camadas. A camada deve ser a seguinte: 2 camadas de fio de frango, 1 camada de malha eletro-soldada, 2 camadas de fio de frango.
  4. 4
    Usando laços de arame e os alicates, aperte as camadas planas de malha juntas.
  5. 5
    Saiba que, uma vez que as camadas de malha estão firmemente presas, rolar uma extremidade da malha para a outra e prender as duas extremidades juntas usando os grampos de arame. Isso criará a estrutura circular do corpo das paredes do tanque.
  6. 6
    Posicione a moldura de malha na posição vertical sobre a base do tanque e prenda, usando os laços de arame, a armação para vergalhão que sobresse da base do tanque.
  7. 7
    Amarre o fio de reforço perto da parte superior do quadro de malha e conecte o fio ao chão. Certifique-se de que o fio está em tensão. Isso evitará que as paredes se encolhem durante a construção e os estádios de cura de concreto. Quatro fios de reforço ao redor do perímetro da armação são suficientes.
  8. 8
    Coloque os tubos de sucata como marcador de posição para os locais de entrada, escoamento, vazamento e drenagem.
  9. 9
    Bata a argamassa de concreto no lado de fora da moldura de malha. A argamassa deve ser aplicada de modo que os orifícios da malha sejam completamente preenchidos.
  10. 10
    Permita que a argamassa cure.
  11. 11
    Repita o passo 9 com o interior da moldura de malha. Use uma escada ao subir e sair da estrutura do tanque.
  12. 12
    Permita que a argamassa cure. Mantenha as paredes molhadas durante o processo de cura. Uma vez que toda a argamassa tenha sido aplicada, as paredes terão cerca de 2 polegadas (5,1 cm) de espessura.

  1. 1
    Corte as tábuas de madeira para que uma extremidade seja curvada para fora. Isso pode ser feito enquanto as paredes do tanque estão curando. O tamanho do tanque ditará os tamanhos necessários das formas.
  2. 2
    Uma vez que as paredes estão completamente curadas, posicione as vigas de madeira dentro do tanque. Um tronco será o pólo central que fura verticalmente do centro da base. Dois troncos serão barras transversais próximas ao topo das paredes para apoiar os formulários do telhado de madeira. Registros verticais adicionais também serão usados ​​para suportar as formas de telhado de madeira; esses troncos devem ser colocados ao longo da circunferência interior das paredes.
  3. 3
    Pregue o quadro de madeira cortado para os pólos de suporte. A madeira criará uma forma de telhado abobadado.
  4. 4
    Pregue os lençóis de madeira compensada contra os formulários da placa de madeira.
  5. 5
    Deixe um espaço quadrado aberto nos formulários. Isso proporcionará a abertura da tampa do tanque.
  6. 6
    Coloque um círculo concêntrico de vergalhão sobre os lençóis de madeira compensada.
  7. 7
    Amarre os fios de suporte nos círculos de vergalhão usando laços de arame. Os fios devem ser executados a partir do centro da abóbada até a base do telhado.
  8. 8
    Coloque e amarre a malha de fio de frango aos fios de suporte.
  9. 9
    Coloque a mistura de argamassa de concreto sobre as formas do telhado. Certifique-se de que o concreto suficiente seja inferior aos círculos do vergalhão.
  10. 10
    Permitir que o concreto cure. Mantenha o concreto molhado durante este processo.
  11. 11
    Uma vez que o concreto tenha curado, entre no tanque através do espaço quadrado aberto.
  12. 12
    Retire cuidadosamente os feixes de madeira, formas e contraplacado.
  13. 13
    Pinte o interior do tanque com o selante impermeável.
  14. 14
    Instale a tampa metálica quadrada no espaço aberto do telhado.
  15. 15
    Opcional: Pinte as paredes e o telhado do tanque de ferrocemento com qualquer cor desejada.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010