Ferrocimento uma opção modular

O  Ferrocimento é uma opção modular o concreto reforçado formado a partir de uma combinação de malha de aço e argamassa. O módulo resultante consiste em folhas finas, em que a malha é distribuído por toda a massa do cimento , evitando fissuras e resistindo a fadiga; É um leve, flexível e com elevada resistência à tração e à compressão de material.
O sistema é confortável termicamente e acusticamente (com base em uma condutividade térmica inferior), impermeável e resistente à corrosão de armadura (com menos fissuras) e de baixo custo, devido à sua facilidade de construção e reparação por pessoal que não seja qualificado.

Devido ao seu baixo nível de craqueamento, as propriedades mecânicas de Ferrocimento funcionam melhor do que as de concreto armado. O sistema "suporta uma grande deformação antes da ruptura, de se comportar dentro de certos limites de carga, como um material elástico e homogênea".  Ele se comporta muito bem contra sismos e incêndios.

Além disso, ele pode reduzir os prazos de entrega  e o seu valor econômico ao longo do tempo, para atender a um menor consumo de energia e aos custos de manutenção que são quase nula.

Ser modular , é uma obra material limpo. Ele não deixa resíduos e permite fácil expansão ou reformulação do edifício, facilitando peças sobresselentes sem ter que afetam a estrutura total.

São módulos diferentes Ferrocimento , dependendo da sua localização na parede; exterior ou interior, central ou canto.
Os passos para a instalação adequada são:
1. Escavação da Fundação
2. Inserir tensores + concretagem da Fundação
3. As facilidades em cálices pre-fabricados
4. Concretagem dos cálices
5. Painéis de montagem estrutura de suporte
6. Colocar prisioneiros à estrutura de suporte
7. Montagem dos painéis de canto
8. Colocação de barreiras de vapor (aquecimento)
9. Interior painéis de montagem que formam os cantos + Ligações Temporárias
10. Continuar com a montagem de painéis
11. Colocar as armaduras de reforço
12. Concretagem de pilares
13. Retirada de Escoramento Estrutura de Apoio e
14. Colocar Terças
Estima-se que uma casa de 50 m2 pode ser concluída em 15 ou 20 dias, de acordo com o seguinte calendário:
Fundação base e radier: 4 dias / painéis de montagem: 3 dias / telhado Estrutura: 3 dias / divisórias interiores: 1 dia / Terminações: 2 dias / Tempos de espera 2 dias. neste caso levaria 5 pessoas para realizar a construção.
Publicado em: