Concreto Leve com EPS - Traços

6 de junho de 2017

O concreto leve de EPS é um concreto do tipo cimento-areia que, em vez de utilizar pedra britada, usa EPS (poliestireno expandido) em pérolas pré-expandidas ou flocos reciclados. Quando a mistura se solidifica, envolve as pérolas de EPS (compostas por mais de 95% de ar), resultando em um concreto de baixa densidade aparente.
Isorecort12
O concreto leve de EPS é utilizado em estruturas que não exijam grandes esforços na construção civil. Por conta de sua leveza e propriedades (resistência, isolamento térmico e baixa densidade) o uso do EPS na mistura de concreto agrega economia, dimensionamento estrutural adequado e facilidade de manuseio na obra.
Principais aplicações
  • Regularização de lajes em geral. (Inclinação para escoamento)
  • Painéis para fechamento. (Prédios, casas pré – fabricadas e galpões).
  • (Calçadas e painéis para fechamento de galerias)
  • Mobiliários. (Bancos para ambientes externos)
  • Áreas de lazer. (Quadras de esportes)
Propriedades
  • Possui baixa condutividade térmica. (Não deixa que o calor do ambiente externo seja absorvido pelo interno)
  • Não retém umidade.
  • Sua densidade aparente varia de 700 a 1600 Kg / m3.
  • Elevada capacidade de isolamento térmico e acústico.
  • Grande resistência ao fogo.
  • Fácil manuseio.
Processo de preparação e mistura
A mistura do concreto leve tem que ser feita em betoneira. Como o EPS é muito leve e sua absorção de água é pequena, as pérolas tendem a flutuar na água durante a mistura. Para evitar este problema, é preciso aplicar um aditivo, que pode ser cola branca de madeira ou papel para aumentar a massa do EPS.

Instruções de preparo
  • Adicione o aditivo (cola branca) à água de acordo com as proporções necessárias.
  • Coloque o EPS, junto com um pouco de cimento na betoneira.
  • Com a betoneira em movimento, adicione o aditivo diluído em água.
  • Quando o cimento começar a se fixar no EPS, coloque água, areia e o restante do cimento.
  • O tempo de permanência do material na betoneira deve ser o suficiente para a massa atingir a consistência necessária e em seguida ser lançada no local de utilização.
Tabela de composição da mistura
Composição de mistura para 1m³ de concreto

Isorecort13

Concreto leve de EPS com 50 kg de cimento
Isorecort14
Referência:
Manual de utilização Eps na construção civil / ABRAPEX – Associação Brasileira de Poliestireno Expandido.  São Paulo: Pini, 2006

Nada como estudar aqui pela tese de Thiago Catola:

A Tabela abaixo da ACI apresenta relações aproximadas entre resistências à compressão e consumo de cimento, para concretos só com agregados leves e para concretos com agregados leves e areia.
Essas relações valem para concretos leves de densidades maiores.