Como fazer móveis e armários de concreto


Concreto armadoConcreto armado

Concreto armado
Fazer um móvel e armários de concreto armado pode sair mais barato do que comprá-los de madeira ou outro material. Porém, para que eles sejam feitos com qualidade, durabilidade, e integridade estrutural, é preciso seguir alguns procedimentos para garantir os melhores resultados possíveis. Em alguns casos, você pode até misturar pés de metal ou madeira com tampos de concreto para os melhores resultados. Mas sempre, você vai precisar de estruturar o concreto com a armação de metal para a integridade estrutural do material.

Móveis e prateleiras de concreto: como fazer o básico?

O elemento básico é o próprio concreto. Os melhores resultados podem ser obtidos usando concreto pronto para ambientes exteriores, pois são mais resistentes a mudanças de temperatura. Depois, seguidos com o molde para a estrutura principal do concreto. Esse molde deve ser de madeira revestida com melamina de modo que é fácil de remover quando o concreto for curado.
A estrutura de um móvel, armário, ou prateleira precisa de força, baixa taxa de encolhimento e tempo de cura longo. Use uma mistura de concreto de alta resistência, adicione uma camada de malha de açoe reforce com hastes de rosca galvanizada.
O encolhimento e a fissuração geralmente são causados ​​por excesso de água, portanto, mantenha a mistura tão seca quanto possível.
Deixe o móvel de concreto endurecer por pelo menos dois dias, mantendo a mistura úmida e coberta de plástico. Para evitar a coloração, e para dar um acabamento brilhante, aplique 2-3 camadas de um selante acrílico.
Agora vamos aos passos mais detalhados para se fazer um bom móvel de concreto.




Para o móvel e guarda roupa de concreto, comece pelo desenho básico

Pegue um desenho com uma boa estrutura de suporte e indicações de como fazer o molde para o concreto. Desenhe na parede onde cada estrutura será devidamente fixada para o melhor suporte possível. Meça tudo para garantir que está de acordo com o desenho inicial. Faça esse processo mais de uma vez, pois é a garantia de que tudo vai sair conforme planejado.

Faça o molde para o concreto

Prepare o molde para o concreto esfregando cera sobre a superfície de madeira e separando os parafusos para fixação. Se você está fazendo uma estrutura vertical muito alta, provavelmente há indicações no plano de montagem de quais estruturas devem ser montadas primeiro para receber o concreto. Alguns móveis de concreto podem ter de ser feitos em etapas, e é importante segui-las corretamente para os melhores resultados possíveis.

Prepare o molde para receber o concreto

Crie bordas uniformes aplicando uma fita adesiva ao longo das extremidades do molde 5 mm da borda . Aplique uma borda de silicone, alise-o com um dedo molhado e, em seguida, remova a fita adesiva. Lembre-se que essa etapa é melhor para poupar trabalho no acabamento das bordas do móvel de concreto.

Coloque o concreto no molde do móvel

Use um nível para verificar se o molde está nivelado em ambas as direções, levantando um lado com calços, se necessário. Em moldes verticais, não se esqueça de ver os ângulos. Despeje o concreto ao redor do perímetro e, em seguida, posicione a malha de arame. Despeje o concreto remanescente. Cuidado para não deixar o arame encostar nas bordas, ou você terá um projeto arruinado por pedaços de metal aparecendo.

Acomodando o concreto

Usando luvas de plástico, trabalhe cuidadosamente a mistura de concreto nas bordas e cantos do molde e em torno da estrutura de metal. Para expulsar as bolhas de ar, toque levemente os lados do molde com um martelo de borracha. Quando o concreto se acomodar, alise a superfície usando uma desempenadeira de aço.

Limpe a superfície de concreto

Deixe o concreto secar e curar durante pelo menos 2-3 dias, depois remova cuidadosamente o molde, começando com os lados sobrepostos. Use uma escova rígida e esfregue toda a superfície para remover a cera e limpar qualquer resíduo de melamina.
Prepare o concreto para receber as fixações necessárias, seja nas paredes ou nos pés. Não faça a fixação permanente, pois é melhor fazer o acabamento antes da fixação. Meça mais de uma vez para garantir que tudo vai se encaixar perfeitamente e sem problemas.

Finalizando o concreto do móvel

O acabamento do concreto pode ser feito de diversas maneiras. Você pode cobrir a superfície com resina, tinta, ou um verniz de alta qualidade, ou até epóxi. Mas é importante lixar a superfície para ficar o mais lisa possível. Vá crescendo o grão da lixa de 100/120 até 600, terminando com a lixa molhada. Aumente mais o grão se você sentir que quer uma superfície ainda mais lisa antes de aplicar o acabamento. Lixe entre as demãos para melhores resultados.
Vocês já fizeram móveis de concreto? Como? Quais técnicas usaram?

1 Comments:

Débora disse...

Parabéns pela explicação, bem detalhada. Quero muito móveis de concreto e não encontro quem faça! Mas tem que ser com toda a técnica e capricho! Para a Baixada Santista.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010