11 - Verificação da Umidade do concreto

A água real utilizada na confecção do concreto com umidade ótima deve ser verificada no ciclo de produção e temos algumas maneiras práticas de se obter esta quantidade de água que foi utilizada diretamente no produto, primeiro se pesa uma amostra de concreto recém-preparado e depois pode-se utilizar imediatamente um dos métodos abaixo para se verificar esta umidade.

-pelo método da frigideira, se pesando após o concreto perder a água no fogo.
-pelo método do micro ondas, se pesando após o concreto perder a água no aparelho de micro-ondas.
-pelo método da estufa, idem dentro da estufa.
-por queima com álcool (PURO)

O valor com umidade diminuindo do valor seco dividido pelo valor seco e multiplicando por 100 nos fornece a umidade do concreto em percentual. Esta percentagem nos indica o teor de água materiais secos ou seja, o peso de água dividido pelo peso da soma dos agregados com o peso do cimento, dividindo-se por 100, fornece este teor que chamaremos de A% .

Em concretos semi secos este valor de A% oscila de 6 a 8%. Para concretos onde temos uma cura controlada(cura úmida, cura a vapor, autoclave, etc.) poderemos utilizar o A% no seu valor inferior e para concretos com cura de pouco controle deveremos utilizar concretos com teores de água aproximados de 7%, para garantir que o cimento se hidrate para garantindo a resistência do concreto, mas não se deve esquecer de verificar o teor de finos que deve estar enquadrado na curva de Fuller.

Resumo: Quando se tem baixa umidade do concreto a cura deve ser ótima e quando esta umidade em níveis maiores a cura pode ser de pouco controle.

Na produção de peças de concreto semi seco tais como blocos, pavers, etc. devemos inspecionar o produto elaborado verificando se existem nas sua faces veios de água, que é uma indicação que a água está na sua quantidade ótima para a hidratação do cimento. deve-se fazer constantemente esta verificação de umidade, quando não existe sensor de umidade no equipamento de produção.

Em tubos de concreto que são produzidos em prensas radiais a coloração do concreto e a formação de pontos de água quando se desenforma, é a indicação de umidade ótima. Em tubos vibrados no término de enchimento da forma o concreto levanta e abaixa indicando término da concretagem e também indica que o teor de água está no ponto ótimo.
Quando existe sensor de umidade temos uma garantia de que o valor adotado será mantido constante.

Veja a publicação de sensor de umidade onde se mostra as vantagens de sua utilização em Clube do Concreto:

Devo lembrar também que o tempo de mistura não deve ser muito reduzido para que os grãos absorvam durante a mistura a água no seu interior.